Connect with us

Eventos

Everest será limpo de destroços e cadáveres

Antes da temporada de escalada no Himalaia de 2024, está em andamento um projeto para a remoção de toneladas de lixo do Monte Everest

Published

on

Antes da temporada de escalada no Himalaia de 2024, está em andamento um projeto para a remoção de toneladas de lixo do Monte Everest.

Desde 2019, quando o programa foi iniciado, até 2023, a campanha de limpeza das montanhas já recolheu 110 toneladas de lixo, de acordo com o Exército do Nepal.

O Exército, em parceria com a multinacional Unilever, liderará novamente a campanha este ano, tendo doze soldados e dezoito sherpas como apoio.

A equipe chegará ao acampamento base do Everest em 14 de abril para iniciar o trabalho. Além de remover aproximadamente 10 toneladas de destroços, o exército também busca retirar cinco corpos da montanha. Esses são os corpos de alpinistas que perderam a vida ao tentar conquistar o pico mais alto do mundo.

Em 2023, foi confirmado o falecimento de doze alpinistas no Everest, com outros cinco oficialmente desaparecidos.

Atualmente, a maioria das pessoas que tentam escalar o Himalaia, com seus 8.849 metros de altura, o fazem através do Nepal.

No ano passado, o governo nepalês emitiu um recorde de 478 licenças para escalar o Everest. No entanto, esse número não inclui o total de pessoas presentes na montanha, pois guias sherpas, pessoal de apoio e outros também estão presentes junto aos grupos de escalada.

Portanto, a superlotação e o lixo têm se tornado dois dos maiores problemas enfrentados pelo Everest nos últimos anos.

Uma das maiores preocupações ambientais envolve os resíduos humanos.

A temporada de escalada de 2024 será a primeira em que todos os alpinistas serão obrigados a utilizar sacolas de excremento fornecidas pelo governo e trazer de volta o lixo dos acampamentos em altitudes elevadas.

"Cada pessoa produz 250 gramas de excremento por dia e passará duas semanas nos acampamentos mais altos para a escalada", disse Diwas Pokhrel, primeiro vice-presidente da Associação de Escalada do Everest, à CNN no mês passado.

Além disso, em 2024, todos os alpinistas do Everest receberão chips de rastreamento, que poderão auxiliar nas operações de busca e resgate.

Continue Reading