Connect with us

Vistos e Alfândega

A Alemanha legaliza a cannabis: o que os turistas precisam saber?

A Alemanha sempre foi conhecida como um país conservador na Europa, mas recentemente ocorreu uma mudança significativa na legislação do país

Published

on

A Alemanha sempre foi conhecida como um país conservador na Europa, mas recentemente ocorreu uma mudança significativa na legislação do país. Agora, a Alemanha se tornou o maior país da União Europeia a legalizar o uso recreativo da cannabis, apesar da forte oposição política e de várias associações médicas.

A nova lei permite que pessoas maiores de 18 anos transportem até 25 gramas de cannabis seca e cultivem até três plantas de maconha em suas próprias casas. Com essa mudança, a Alemanha possui agora algumas das leis mais liberais sobre cannabis na Europa, semelhantes às de Malta e Luxemburgo, que legalizaram o uso recreativo em 2021 e 2023, respectivamente.

Embora os Países Baixos sejam conhecidos por sua atitude mais relaxada em relação às drogas na Europa, recentemente adotaram uma abordagem mais rigorosa em relação ao turismo da cannabis. Portanto, para aqueles que desejam viajar para obter a droga, não será tão fácil, nem mesmo na Holanda ou na Alemanha vizinha.

No entanto, apesar das mudanças na legislação alemã, adquirir maconha não é tão simples. Os planos iniciais de vender cannabis através de lojas licenciadas foram abandonados devido à oposição da União Europeia. No entanto, as autoridades alemãs esperam que em breve sejam estabelecidos esquemas-piloto para testar a venda da droga em algumas lojas.

O governo alemão espera que a legalização ajude a combater o crescente mercado negro da substância. A partir de 1º de julho, na próxima fase da reforma legal, as pessoas poderão adquirir cannabis por meio dos chamados "Clubes de Cannabis". Cada associação regulamentada poderá ter até 500 membros, cada um dos quais poderá comprar até 50 gramas de cannabis por mês. Ainda não está claro se a adesão estará aberta a cidadãos estrangeiros ou turistas.

Embora alguns grupos de saúde tenham manifestado preocupação de que a legalização possa levar a um aumento do consumo entre os jovens, que em alguns casos podem enfrentar sérios riscos à saúde, o governo já tem um plano de ação. Eles prometeram uma ampla campanha informativa para aumentar a conscientização sobre as potenciais consequências negativas do uso de cannabis. Além disso, ressaltaram que a cannabis continuará sendo proibida para menores de 18 anos e em um raio de 100 metros de escolas, creches e parques infantis.

A nova lei também recebeu críticas da polícia, que expressou preocupação com o aumento de conflitos com pessoas sob a influência da substância. Eles argumentam que a aplicação da lei pode ser complicada e que a Alemanha provavelmente não se tornará rapidamente um destino popular para "turistas da maconha".

Continue Reading