Connect with us

Atrações

5 masmorras misteriosas da Turquia acessíveis aos turistas

A Turquia é um país repleto de maravilhas antigas

Published

on

A Turquia é um país repleto de maravilhas antigas. Localizado entre a Europa e a Ásia, o país tem sido palco de diversos impérios ao longo da história, deixando para trás sítios arqueológicos que rivalizam com suas maravilhas naturais.

No entanto, nem todo o tesouro turco está acima do solo, aproveitando o sol turco.

Alguns espaços subterrâneos são igualmente impressionantes e emocionantes.

Aqui estão algumas das maravilhas subterrâneas que o país tem a oferecer:

Cisterna subterrânea de Sherefiye (Cisterna de Teodósio), Vera, Istambul

Assim como a Cisterna da Basílica, essa elegante cisterna foi construída no final da época romana para fornecer água a Constantinopla, atual Istambul.

Diferente da Basílica, essa câmara subterrânea foi completamente esquecida por menos de 15 anos.

A Cisterna de Şerefie foi construída durante o reinado de Teodósio II, governante do Império Romano Oriental ou Bizantino, de 402 a 450 DC, no que atualmente é o distrito de Fatih, em Istambul.

Seu propósito era armazenar água doce trazida da Floresta de Belgrado, uma área selvagem perto do Mar Negro, ao norte da cidade, através de uma rede de canais de 250 quilômetros que incluíam o antigo Aqueduto de Valens, que ainda existe em Fatih. A água era então distribuída para os moradores da cidade.

Cisternas de Dara, Mardin

Quando as escavações arqueológicas começaram em Dara, em 1986, era apenas um pequeno vilarejo em uma planície verde e ventosa, a aproximadamente 30 quilômetros da cidade histórica de Mardin, no sudeste da Turquia.

Além dos moradores locais pastoreando o gado pelas ruínas de uma cidade guarnição do século VI, poucas pessoas visitavam o local.

Dara perdeu muitos de seus tesouros ao longo dos anos, incluindo túmulos escavados na rocha, uma oficina de processamento de azeitonas e uma série de cisternas subterrâneas.

Derinkuyu, Nevsehir, Capadócia

Em 1963, um fazendeiro turco notou que suas galinhas continuavam desaparecendo e reaparecendo magicamente. Curioso para desvendar esse mistério, ele seguiu seus rastros até uma fenda na rocha vulcânica chamada tufo, a mesma rocha que forma as chaminés de fadas de Peribaka, na Capadócia, e encontrou a entrada para um sistema de cavernas com 18 andares de profundidade.

Derinkuyu, que significa "poço profundo" em inglês, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985. Já serviu de refúgio para 20.000 pessoas. Agora, os turistas podem seguir os mesmos passos dos cristãos que fugiram dos ataques árabes há centenas de anos.

Apesar de haver poços de ventilação para o ar fresco entrar, a atmosfera em Derinkuyu fica mais úmida à medida que se desce 100 metros.

Túnel Rumeli Han, Taksim, Istambul

Os elegantes edifícios ao longo de Istiklal Caddesi, uma rua popular em Istambul, já foram lar de fabricantes de espartilhos, comerciantes de tapetes e clubes privados frequentados por emigrantes que fugiam da Rússia revolucionária.

Ninguém sabia se eles estavam utilizando os misteriosos túneis localizados abaixo do edifício Rümeli Han, e que ficaram despercebidos por anos até serem descobertos em 2017.

O Rümeli Han foi construído em 1894 para Sarykazade Ragip Pasha, o administrador-chefe do sultão Abdulhamid II. A restauração do prédio começou há mais de cinco anos, revelando seus segredos subterrâneos.

Mesquita Sancaklar, Buyukcekmece, Istambul

À distância, paredes sólidas de pedra seca e cinza, junto com uma torre retangular de minarete, são tudo o que se vê da mesquita pós-moderna de Sancaklar, localizada em um subúrbio remoto nos arredores de Istambul.

Porém, seu interior parece pertencer a um mundo completamente diferente.

Do lado de fora, o edifício parece estar enraizado no passado e no futuro. A vegetação esparça balança ao vento, enquanto prédios de apartamentos marcham ao longo do horizonte ao longe. A pedra seca se assemelha aos limites de uma fazenda e o padrão superficial de linhas paralelas que irradiam pela encosta suave lembra antigos sítios arqueológicos.

Por outro lado, o interior é um espaço calmo e semelhante a um útero. A única decoração são pedras toscas e lajes de concreto armado.

Continue Reading