Eventos
Espanha abandona programa de visto gold para estrangeiros
O governo espanhol anunciou na segunda-feira que encerrará o programa de "visto gold", que permite a estrangeiros obter residência no país através de grandes investimentos imobiliários

O governo espanhol anunciou na segunda-feira que encerrará o programa de "visto gold", que permite a estrangeiros obter residência no país através de grandes investimentos imobiliários. O primeiro-ministro Pedro Sánchez afirmou que essa decisão visa tornar o acesso à habitação um direito e não um negócio especulativo.
O programa oferecia autorização de residência aos cidadãos de países terceiros que investissem pelo menos 500.000 euros em propriedades no país, sem a necessidade de contrair um empréstimo hipotecário. Essa autorização permitia que os investidores vivessem e trabalhassem na Espanha por um período de três anos.
Sánchez afirmou que, atualmente, 94 em cada 100 desses vistos estão ligados a investimentos imobiliários em grandes cidades do país, onde o mercado imobiliário está extremamente aquecido e é quase impossível encontrar habitações dignas para aqueles que já vivem, trabalham e pagam impostos na região.
Diante disso, o governo iniciará o processo de desmantelamento do programa na reunião semanal de gabinete agendada para terça-feira, após analisar um relatório apresentado pelo Ministério da Habitação. Desde o lançamento do programa de vistos gold em 2013 até novembro de 2022, a Espanha emitiu quase 5.000 autorizações, de acordo com dados do governo.