Connect with us

Uncategorized

Você sonha em morar permanentemente na Itália? - vamos te contar como

Você sempre sonhou em morar permanentemente na Itália? Agora você pode tornar esse sonho realidade com o novo visto de nômade digital lançado recentemente

Published

on

Você sempre sonhou em morar permanentemente na Itália? Agora você pode tornar esse sonho realidade com o novo visto de nômade digital lançado recentemente.

A Itália sempre foi um dos destinos de férias favoritos em todo o mundo. No entanto, com a crescente tendência de trabalhar remotamente, o país está se tornando um dos destinos preferidos para os nômades digitais - pessoas que trabalham fora de seu país de origem e mudam de local com frequência.

Antes, não havia uma maneira legal para os nômades digitais trabalharem a longo prazo na Itália. Mas em 28 de março de 2022, um novo visto para trabalhadores remotos foi introduzido na legislação italiana, entrando em vigor em 4 de abril.

Recentemente, a Euronews Travel conversou com Damien O'Farrell, um especialista em mobilidade global que ajuda pessoas a se mudarem para a Itália há mais de 30 anos. A seguir, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o visto para quem sonha com a vida italiana.

Quem pode solicitar o visto italiano de nômade digital? Geralmente, os vistos de nômades digitais são destinados a trabalhadores remotos. No entanto, o visto italiano é diferente, pois é destinado a trabalhadores altamente qualificados.

De acordo com o código de imigração italiano, um nômade digital é definido como cidadão não pertencente à União Europeia que exerce atividades laborais altamente qualificadas, utilizando ferramentas tecnológicas que permitem trabalhar remotamente, seja como trabalhador autônomo ou como funcionário de uma empresa, mesmo que não seja residente na Itália.

Inicialmente, não estava claro quem se qualificava como "trabalhador altamente qualificado", mas agora temos mais clareza sobre isso. Em março de 2024, foi anunciado que o visto estaria aberto para trabalhadores cuja renda anual seja pelo menos três vezes o nível mínimo exigido para se qualificar para a isenção de compartilhamento de custos de saúde na Itália, o que equivale a aproximadamente 28.000 euros por ano.

Um requisito importante é ter um seguro saúde confiável e válido durante toda a estadia na Itália. Os candidatos também devem comprovar que têm acomodações adequadas durante a estadia e que foram nômades digitais ou trabalhadores remotos em outro local por pelo menos seis meses.

Antes da emissão do visto, os candidatos devem comparecer a um consulado válido e apresentar uma declaração assinada pelo empregador.

É importante ressaltar que nem todos podem se candidatar. Pessoas condenadas por crimes nos últimos cinco anos, mesmo que com pena indeterminada, terão automaticamente o visto negado.

Se você sempre sonhou em morar na Itália permanentemente, agora tem a oportunidade de tornar esse sonho realidade com o visto de nômade digital. Com um planejamento cuidadoso e atendimento aos requisitos, você pode fazer da Itália o seu novo lar.

Continue Reading