Connect with us

Atrações

Um guia para os banhos turcos de Istambul

O hamam turco é um elemento cultural vital em Istambul, proporcionando relaxamento e socialização nos banhos termais. Descubra o que esperar nesta experiência tradicional.

Published

on

O tradicional hamam, uma popular casa de banhos termais na Turquia, atrai muitos turistas que buscam relaxar após um longo dia explorando o agitado Istambul e imergir na rica atmosfera cultural local. Para aqueles que não estão familiarizados com a experiência do banho comunitário, nosso guia sobre hamams ajudará a esclarecer o que esperar.

Por que as pessoas frequentam o hamam

Os hamams, inspirados nas antigas banheiras romanas, têm sido parte da cultura do mundo muçulmano por séculos, funcionando como locais públicos de higiene antes da introdução de banheiros internos nas casas. Além disso, esses espaços tiveram um papel relevante na convivência social, que é segregada por questões de gênero. Embora não sejam uma prática cotidiana para a maioria, os hamams permanecem populares em celebrações de casamentos e ocasiões especiais. Muitos os visitam em busca de benefícios à saúde, acreditando que promovem a circulação sanguínea, melhoram a textura da pele, reduzem o estresse e relaxam os músculos.

Como é a estrutura interna do hamam

Ao entrar, o primeiro ambiente do hamam é a sala fria (soğukluk), onde estão localizadas as cabines de mudança e áreas de descanso, onde os visitantes podem desfrutar de chá, café, água ou sucos após os banhos. O próximo espaço é a sala morna (ılıklık), ideal para se acostumar gradualmente à temperatura ou relaxar antes de entrar na sala quente principal. O coração do hamam é a sala quente (sıcaklık), que geralmente é aquecida a pelo menos 40 °C, com alta umidade. Ao redor da sıcaklık, há bancos de mármore e lavatórios individuais, sendo que no centro se localiza o Göbek taşı (pedra do umbigo), uma plataforma de mármore elevada onde os hóspedes recebem tratamentos aquáticos sob a supervisão da equipe do hamam.

Qual é o custo de uma visita ao hamam

Os preços de entrada em um hamam variam, começando em torno de 600 liras turcas para acesso e um massagem básica, podendo ultrapassar 3650 liras em estabelecimentos de luxo. Esses hamams, que normalmente são históricos e magnificamente restaurados, oferecem serviços adicionais que podem dobrar o custo. É comum deixar uma gorjeta de aproximadamente 10% pelo atendimento ao cliente.

Como reservar uma visita ao hamam

Recomenda-se fazer reservas antecipadas nos hamams mais renomados, que são bastante procurados por turistas. Em hamams locais, a reserva não é obrigatória, a menos que você planeje visitar em grupo.

O que levar para o hamam

O hamam geralmente fornece sabonete, xampu, toalhas e calçados (como tamancos de madeira ou sandálias plásticas), mas você pode optar por levar seus próprios itens, caso deseje. Se desejar usar roupas íntimas ou sungas, alguns visitantes preferem mantê-las, enquanto outros optam por não usar nada sob o pestamal, que é fornecido para cobrir o corpo. Caso decida não usar, é aconselhável levar uma segunda peça para trocar após o banho. Os hamams disponibilizam armários para guardar objetos pessoais.

Quais serviços estão disponíveis no hamam

A experiência padrão inclui o banho kese-köpük, que envolve esfoliação com uma toalha de tecido áspero (kese), seguida de uma massagem vigorosa com espuma de sabão (köpük). Grandiosos hamams podem oferecer procedimentos de massagem mais extensos, aromaterapia, massagens com óleos, máscaras faciais, massagens nos pés e outros serviços a um custo adicional, frequentemente em salas privativas, adjacentes ao salão principal.

Quanto tempo devo passar no hamam

O banho kese-köpük geralmente dura entre 20 e 40 minutos, realizado após a pele do visitante ter sido suavizada e aquecida na câmara úmida. Considerando o tempo para se preparar e relaxar, recomenda-se reservar no mínimo 60 a 90 minutos para a visita ao hamam; no entanto, você pode ficar no tempo que desejar.

Existem restrições de saúde para visitar o hamam

Pessoas grávidas, com doenças cardiovasculares, hipertensão, hipotensão, diabetes ou problemas respiratórios devem evitar o hamam. Também não é aconselhável visitar após o consumo de álcool ou estando completamente cheio ou com o estômago vazio.

Qual hamam visitar em Istambul

Alguns dos hamams mais luxuosos e arquitetonicamente impressionantes da cidade incluem o Kılıç Ali Paşa Hamam em Tophane, o Zeyrek Çinili Hamam em Fatih e o Hürrem Sultan Hamam em Sultanahmet. O Cağaloğlu Hamam, também localizado em Sultanahmet, é popular entre os viajantes. Para uma experiência mais acessível, considere o Çinili Hamam em Üsküdar ou o Kadırga Hamam em Fatih.

Posso visitar o hamam com meu parceiro ou criança

A maioria dos hamams tradicionais possui seções separadas ou horários distintos para homens e mulheres, atendidos por pessoal do mesmo sexo. Muito raramente, alguns como o Süleymaniye Hamam, localizado próximo à mesquita homônima, oferecem opções de banho conjunto para casais. Muitos hamams são acessíveis a crianças acompanhadas por um adulto, embora possa haver uma idade mínima; confirme com o hamam específico antes de visitar em família.

Como posso saber mais sobre os hamams

O Museu da Cultura do Hamam da Turquia, situado em um hamam do século 16 na região de Beyazıt, fornece boas informações sobre a arquitetura dos hamams, sua história e os rituais tradicionais. O Zeyrek Çinili Hamam também possui seu próprio museu (entrada 180 liras), que exibe uma coleção fantástica de acessórios do hamam de épocas passadas.

Como trazer a experiência do hamam para casa

Os acessórios de hamam, como pestamals, keses, tamancos de madeira (conhecidos como takunya ou nalın) e tigelas metálicas (hamam tası) para enxágue, estão amplamente disponíveis nos bazares de Istambul a preços variados, além de sabonetes de oliva para banho. Muitos hamams também vendem alguns desses produtos no local.

Continue Reading