Connect with us

Destinos

Tashkent, um destino imperdível no Uzbequistão

Descubra Tashkent, a vibrante capital do Uzbequistão, que mescla história e modernidade, oferecendo diversas atrações culturais e gastronômicas para os turistas. Explore os melhores passeios, where to stay, and dining options.

Published

on

Tashkent, a capital do Uzbequistão, é um local que combina de maneira singular a história com a modernidade, tornando-se uma atração turística sem igual. Inicialmente, pode parecer que a cidade serve apenas como ponto de partida para visitar os monumentos históricos de Samarcanda e Bukhara, mas Tashkent merece, por si só, um tempo considerável para ser explorada. A cidade é marcada por influências culturais dos antigos rotas da Rota da Seda, ao mesmo tempo que reflete as realidades sociais e políticas da era soviética. Nos amplos bulevares, é comum encontrar prédios residenciais soviéticos ao lado de modernos shopping centers, enquanto, a poucas quadras, mesquitas e madraças aguardam visitantes.

Quando é o melhor momento para visitar Tashkent

O período ideal para visitar o Uzbequistão é durante a primavera, especialmente durante as festividades do Novo Ano Persa, o Nowruz, que coincidem com o equinócio da primavera em 21 de março. O início do verão e o outono também trazem clima agradável, enquanto o calor intenso entre meados de junho e setembro deve ser evitado.

Como chegar do aeroporto

Em Tashkent, os táxis oficiais estão disponíveis no aeroporto, mas optar pelos serviços do Yandex pode ser uma opção mais econômica. Recomenda-se instalar o aplicativo no seu celular antes da viagem.

Como se locomover na cidade

O metrô de Tashkent é uma forma de transporte acessível e eficiente, funcionando das 5h até a meia-noite, com tarifas que custam apenas 3000 sum uzbeques (aproximadamente 0,25 dólares americanos). Além disso, os carros do Yandex também estão disponíveis para quem busca mais conforto.

Onde se hospedar

Os hotéis InterContinental e Hyatt Regency estão situados no centro da cidade, próximos de várias atrações como o Grande Teatro Alisher Navoi e o Museu Estadual da História do Uzbequistão, que estará temporariamente fechado para reforma a partir de junho de 2025. Embora não se recomende a hospedagem no hotel "Uzbekistan", vale a pena visitá-lo para registrar fotos, já que é um dos hotéis mais emblemáticos da era soviética.

O que levar na mala

Embora Tashkent seja mais liberal em comparação a outras cidades uzbeques, é prudente levar roupas modestas que cubram os joelhos e os ombros, calçados confortáveis para passeios e um lenço para visitas a mesquitas e túmulos.

Dia 1

Manhã

O café da manhã em Tashkent não é uma refeição prioritária, porém, é possível iniciar o dia com um café e ovos, acompanhados de pães e croissants em cafés como Bon! ou Arrows & Sparrows.

Como passar o dia

O metrô de Tashkent é, na verdade, uma galeria de arte subterrânea, com cada uma de suas 29 estações apresentando uma decoração única. Uma visita ao Chorsu Bazaar, um enorme mercado sob uma cúpula azul, é imperdível, onde os locais adquirem de tudo, desde roupas até especiarias e produtos frescos. Após o metrô, um passeio até a madraça Kukeldash, construída em 1570 e que sobreviveu a inúmeras destruições e renovações, é altamente recomendado.

Ao meio-dia, dirija-se ao Besh Qozon, reconhecido como o centro asiático do plov. Lá, são preparados diariamente muitos pratos desse prato nacional uzbeque, feito com arroz, carne, cebola e cenoura. Vale lembrar que, no Uzbequistão, geralmente se utiliza carne bovina, de cordeiro e, em algumas ocasiões, cavalo.

Jantar

Se o plov não for do seu agrado, a cozinha moderna uzbeque é oferecida no restaurante Afsona, que serve pastéis de carne, manti e lagman.

Após o pôr do sol

A vida noturna de Tashkent pode ser discreta, mas o Steam Bar oferece ótimos coquetéis e música ao vivo. O Gentlemen’s Pub combina uma atmosfera relaxada com cervejas locais.

Dia 2

Durante o dia

Explore o velho bairro de Eski Shahar. Embora o complexo Hast Imam esteja temporariamente fechado, sua biblioteca Muoyi Mubarak guarda uma cópia do Alcorão do século VII, considerada a mais antiga do mundo. A seguir, é interessante visitar o Museu de Artes Aplicadas, que possui uma rica coleção de arte uzbeque.

Jantar

Talvez seja interessante dar uma pausa na culinária centro-asiática e reservar uma mesa no restaurante "Georgian Courtyard" para degustar iguarias georgianas.

Após o pôr do sol

Não perca a chance de assistir a uma ópera ou balé no Grande Teatro Alisher Navoi, com ingressos a partir de apenas 3 dólares.

Dia 3

Manhã

Antes de deixar Tashkent, visite o Human House, um centro cultural que exibe artesanato local e oferece souvenirs únicos. Aproveite para relaxar com uma xícara de chá de limão quente e apreciar o ambiente.

Se houver tempo a mais antes de sua partida, certifique-se de conferir outros museus interessantes na cidade.

Continue Reading