Connect with us

Destinos

Tallinn: um guia para a capital da Estônia

Tallinn é uma encantadora capital da Estônia, repleta de história, cultura vibrante e um futuro digital promissor. Descubra as melhores épocas para visitar e o que explorar na cidade.

Published

on

A capital da Estônia, Tallin, frequentemente descrita como um lugar de encanto feérico, continua a cativar os viajantes. As suas ruas de paralelepípedos do centro histórico, as antigas fortificações, os pináculos góticos das igrejas e as majestosas casas de comerciantes criam uma atmosfera em que é fácil imaginar um cavaleiro da Ordem Teutônica passando. No entanto, Tallin revela camadas e características distintas. As memorizações pesadas da ocupação soviética deixaram suas marcas na arquitetura e no estado emocional da cidade, enquanto se vislumbra um futuro digital vibrante como pano de fundo. A Estônia é, atualmente, o país da Europa mais avançado em termos de startups, com crianças até mesmo aprendendo programação desde tenra idade.

A cidade abriga também museus de renome mundial, uma rica cena cultural e a proximidade com a natureza. As tradições culinárias refletem influências dos sabores nórdicos, alemães e russos, oferecendo diversas opções de descobertas gastronômicas, sendo assim, um cenário perfeito para os amantes de viagens e de experiências.

Quando se deve visitar Tallin

As estações do ano em Tallin se manifestam de maneira bastante distinta. Apesar das brincadeiras dos habitantes sobre o verão, que afirmam ser "três semanas de mau tempo para esquiar", os meses mais favoráveis para a visita são junho, julho e agosto. Durante esse período, a natureza floresce, as varandas se abrem, e os dias parecem intermináveis, graças às noites brancas. Os estonianos aproveitam o verão com entusiasmo, passando-o em chalés à beira de lagos ou na costa. Festividades como a Jaanipäev, ou Festa de São João, e o Festival da Canção (Laulupidu), que ocorre a cada cinco anos, são particularmente marcantes, fazendo desse tempo uma oportunidade imersiva na cultura estoniana.

No verão, a cidade recebe um grande fluxo de turistas provenientes de cruzeiros, o que pode deixar o centro histórico bastante lotado e elevar os preços de acomodação. As estações de primavera e outono podem oferecer menos turistas e preços mais razoáveis, embora o clima seja imprevisível, com neve não sendo incomum nos meses de março, abril e maio. Em novembro, ocorre o Festival de Cinema PÖFF, atraindo cinéfilos de todos os países bálticos.

Quanto tempo passar em Tallin

O centro histórico de Tallin, considerado um dos melhor preservados da Europa medieval, pode ser explorado em um único dia. No entanto, recomenda-se dedicar dois dias para incluir a área de Kadriorg, onde se encontram um magnífico parque e dois dos melhores museus de arte da cidade. Três, quatro dias ou mais permitem que o visitante tenha um passeio mais confortável e abrangente. Para uma experiência diversificada, é ideal visitar mais museus (como o Museu ao Ar Livre da Estônia, o Museu das Ocupações e da Liberdade Vabamu e o Museu da Aviação Marinha), além de desfrutar da natureza urbana ou explorar a arquitetura brutalista do período soviético.

Facilidade de locomoção em Tallin

O Aeroporto Lennart Meri está situado a apenas 4 km do centro da cidade e conecta Tallin a mais de 50 destinos europeus. Atualmente, há um serviço de ônibus que liga o aeroporto ao centro da cidade. A partir do Porto de Tallin, ferries partem regularmente para Helsinque (Finlândia), Estocolmo (Suécia) e Mariehamn, nas Ilhas Åland (durante o verão). Também é possível utilizar trens para destinos como Tartu, Narva, Paldiski, Viljandi e outros, com bilhetes disponíveis pelo Elron. Os ônibus atendem as áreas rurais ao redor de Tallin, e ônibus intermunicipais partem da estação Bussijaam, que fica a 2 km do centro histórico. O ideal é explorar o centro histórico a pé, tornando o transporte público desnecessário. Contudo, se o uso for requerido, o sistema de ônibus é moderno e prático, com horários que podem ser consultados no Google Maps ou no aplicativo Peatus.

Principais atrações de Tallin

O centro histórico de Tallin, reconhecido pela UNESCO, convida a explorações espontâneas. Suas ruas de paralelepípedos conduzem a antigas muralhas de defesa, torres e igrejas, onde é possível encontrar estabelecimentos históricos, como o Olde Hansa, que oferece pratos preparados com receitas da época medieval. Além disso, o Kadriorg se destaca como um parque elegante, que abriga dois museus de arte. As praias e balneários de Tallin também oferecem opções de lazer em contato com a natureza. Os estonianos costumam brincar que a sauna é um lugar sagrado, onde se compartilham segredos e preocupações.

Quanto custará uma viagem a Tallin

Após a guerra na Ucrânia, os preços nos países bálticos aumentaram mais do que em outras partes da Europa. Apesar disso, viajantes astutos ainda conseguem encontrar boas oportunidades. Os custos médios podem variar bastante, o que possibilita descobrir ofertas vantajosas, como cafés que custam entre $2-3 ou almoços que vão de $5-9, especialmente fora das áreas turísticas.

Continue Reading