Connect with us

Destinos

Riga se destaca como um destino imperdível para viajantes, unindo história e modernidade

Descubra Riga, uma cidade que combina rica história e modernidade, oferecendo experiências culturais únicas durante todo o ano.

Published

on

A capital da Letônia, conhecida por suas belíssimas construções em estilo Art Nouveau e ruas históricas, é um verdadeiro tesouro cultural que oferece opções tanto para aqueles que buscam agitação na vida noturna de verão, quanto para os que preferem a tranquilidade de um café em um dia frio de inverno. Embora a cidade ainda permaneça fora do radar do turismo em massa, isso contribui para sua atmosfera calma e convidativa, concretizando-a como um local ideal para um retiro cultural.

Quando é o melhor momento para visitar Riga

O verão é a época mais recomendada para conhecer Riga, quando a cidade se transforma em um oásis verde, iluminado por longos dias ensolarados. Em meados de junho, o sol nasce às 4h30 e se põe às 22h20, proporcionando longas horas para desfrutar de caminhadas e da música ao vivo em terraços. Este período também é repleto de eventos culturais e concertos ao ar livre, muitos gratuitos, com agosto sendo o pico das festividades em virtude do aniversário da cidade, que oferece uma variedade de atrações. Com temperaturas médias entre 20ºC e 25ºC (68ºF a 77ºF) e dias quentes raros, Riga representa uma excelente alternativa para aqueles que desejam evitar o calor intenso do sul da Europa.

Se o frio e a possibilidade de dias chuvosos não são um problema, outras estações do ano também são atrativas para a visita. A primavera tardia encanta com flores em parques, enquanto o outono pinta a cidade em tons dourados. No auge do inverno, Riga se transforma em um cenário natalino, repleto de aconchegantes mercados de artesanato e vinho quente. Em contraste, novembro e fevereiro são considerados os meses mais cinzentos e menos indicados para visitas.

Quanto tempo passar em Riga

Um fim de semana é suficiente para explorar as principais atrações de Riga. Os visitantes devem caminhar pelas ruas de paralelepípedos do VECRIIGA (Centro Histórico), onde se destacam exemplos incríveis de arquitetura que vão do gótico ao modernista. Locais icônicos como a Casa dos Irmãos Negros, a Igreja de São Pedro, a Catedral de Riga, os Três Irmãos e a Grande Irmandade - atualmente em reforma até 2026 - são essenciais. Além disso, é imprescindível reservar tempo para explorar a famosa área de Art Nouveau ao redor da Rua Albert e visitar renomados museus como o Museu Nacional de Arte da Letônia e o Museu da Ocupação da Letônia.

Dedicar dias extras em Riga permite que os turistas absorvam a atmosfera da cidade e conheçam lugares menos conhecidos e seus subúrbios. Atravessando o rio Daugava, é possível descobrir a encantadora área de Agenskalns, que, outrora um bairro de pescadores e marinheiros, hoje atrai artísticos criadores e hipsters. Uma viagem de bonde até Mežaparks oferece a oportunidade de relaxar em meio às pinheiras e usufruir dos cafés à beira do lago. Também é possível passar um dia na praia, sem sair da cidade, ou explorar locais como Sigulda, Cēsis e Jūrmala em excursões de um dia.

Como chegar e se locomover em Riga

O Aeroporto de Riga é o maior do Báltico e oferece fácil acesso à Lituânia e à Estônia. O ônibus número 22 leva os viajantes ao centro da cidade em 30 minutos. Alternativamente, shuttles da Lux Express, táxis e serviços de carsharing como Bolt estão disponíveis.

Para quem chega a Riga de outras cidades europeias, ônibus das empresas Lux Express, Ecolines e FlixBus conectam a cidade a destinos como Varsóvia (13 horas), Vilnius (4 horas), Tallinn (4,5 horas) e Tartu (4 horas). Viajantes também têm a opção de pegar um ferry de Helsinque a Tallinn (2 horas) e, em seguida, um ônibus até Riga.

Riga é ideal para caminhadas, com um centro compacto e plano que permite apreciar a arquitetura e os detalhes históricos. A maioria das atrações turísticas fica na parte central da cidade, o que pode dispensar o uso de transporte. Contudo, para aqueles que planejam um período mais longo na cidade, ônibus, troleibus e bondes são uma boa opção para explorar os subúrbios e outras áreas atrativas.

O que ver em Riga

Um dos aspectos mais impressionantes de Riga é sua diversidade arquitetônica, e há muito a ser apreciado ao explorar a cidade de diferentes ângulos. Após percorrer o Centro Histórico, recomenda-se visitar os mirantes - como a Academia de Ciências da Letônia, a Igreja de São Pedro ou a Catedral de Riga - para apreciar vistas panorâmicas. Para os amantes da atividade física, alugar um caiaque e explorar as margens do rio Daugava pode ser uma experiência fascinante. O mais famoso panorama da cidade é visível da represa AB ou da Biblioteca Nacional da Letônia.

Além da arquitetura, a gastronomia de Riga também merece atenção. O Mercado Central de Riga, um dos maiores da Europa, é repleto de produtos frescos. Não perca a oportunidade de degustar pão de centeio, queijo, peixe defumado e kvass.

Mergulhe na cena musical de Riga, com apresentações na Ópera Nacional da Letônia e no Ballet, além de concertos alternativos em bares como Aleponija e Atmoda. Amantes do jazz podem desfrutar da atmosfera do M/Darbnīca.

Qual é o orçamento necessário para uma viagem a Riga

Riga se destaca como um destino acessível, com uma variedade de atividades para todos os bolsos. Muitos turistas observam que é uma cidade bonita e menos crowded em comparação com outras capitais europeias. É possível explorar a cidade com custos baixos, aproveitando passeios gratuitos e caminhadas cênicas. No entanto, para quem deseja se mimar, há uma ampla seleção de hotéis de luxo e uma excelente gastronomia.

Preços médios:

  • Cama em dormitório: a partir de 15 euros
  • Quarto duplo em hotel: a partir de 30 euros
  • Quarto de alto padrão para duas pessoas: a partir de 100 euros
  • Transporte público: 1,50 euros
  • Ingressos para museus: de 2 a 10 euros
  • Ingressos para ópera ou balé: de 20 a 55 euros

Qual idioma falar em Riga

O idioma oficial na Letônia é o letão, porém muitos habitantes de Riga falam bem inglês, especialmente nas áreas turísticas. Museus frequentemente oferecem exposições com traduções em inglês, e os menus dos restaurantes também estão disponíveis nesse idioma. Vale lembrar que os letões podem parecer reservados, mas costumam ser muito amigáveis após o primeiro contato.

É seguro beber água da torneira em Riga

Sim, a água da torneira em Riga é segura para consumo e até recomendada. Portanto, não se esqueça de levar uma garrafa de água e contribuir para a redução de resíduos plásticos.

Continue Reading