Connect with us

Uncategorized

Raios cósmicos a serviço dos humanos

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Berna realizaram uma incrível descoberta ao combinar a dendrocronologia e a datação por radiocarbono para estabelecer a cronologia de Dispilio, um antigo assentamento agrícola localizado no norte da Grécia

Published

on

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Berna realizaram uma incrível descoberta ao combinar a dendrocronologia e a datação por radiocarbono para estabelecer a cronologia de Dispilio, um antigo assentamento agrícola localizado no norte da Grécia.

Utilizando anéis de árvores de mais de 780 peças de madeira encontradas no local, os cientistas utilizaram a técnica de datação por radiocarbono para verificar a presença de um dos 12 eventos conhecidos de Miyake, um físico que descobriu que explosões globais de raios cósmicos, provavelmente causadas por explosões solares, poderiam aumentar a quantidade de carbono radioativo na Terra.

Essas explosões de raios cósmicos podem ser detectadas através dos anéis cronológicos das árvores e foram usadas como pontos de referência para datar as estruturas em Dispilio. Os resultados revelaram que as ocupações no local ocorreram em diferentes fases durante um período de 188 anos, entre 5.328 e 5.140 a.C.

Essa descoberta revolucionária na arqueologia pré-histórica possibilitará futuras pesquisas na região dos Balcãs, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento da dendrocronologia regional.

O estudo em Dispilio abre um novo caminho para entendermos o passado e compreendermos melhor como os seres humanos viveram e evoluíram em assentamentos pré-históricos. Os raios cósmicos se tornam uma ferramenta poderosa para datar eventos históricos e nos permitir ter uma visão mais precisa e detalhada de nosso passado.

Continue Reading