Eventos
Que novas sanções aguardam os violadores de visto no Sri Lanka?
No Sri Lanka, as autoridades estão iniciando uma campanha contra turistas que desrespeitam as regras de visto

No Sri Lanka, as autoridades estão iniciando uma campanha contra turistas que desrespeitam as regras de visto. O serviço de imigração planeja realizar inspeções, focando na costa sudoeste entre novembro e abril, coincidente com o início da temporada turística de inverno. Já na costa leste, as verificações acontecerão de maio a setembro, quando também se observa um aumento de visitantes.
Embora os detalhes sobre como serão identificados os infratores não tenham sido divulgados, é provável que a fiscalização não ocorra com patrulhas que exijam a apresentação de passaportes nas áreas turísticas mais movimentadas, como Hikkaduwa ou Unawatuna. As autoridades provavelmente esperam contar com a colaboração da população local, que pode sinalizar a presença de estrangeiros suspeitos, especialmente aqueles que realizam atividades comerciais.
Em relação à demanda turística por Sri Lanka, a perspectiva para a temporada de inverno 2024/2025 mostrou uma queda significativa no número de operadores turísticos que oferecem pacotes para o destino. Pesquisas entre agências de viagem indicaram que apenas quatro empresas estão ativas neste segmento, possivelmente devido à falta de informações sobre Sri Lanka entre os agentes. Um executivo de uma agência de turismo comentou que muitos parceiros demonstram pouca familiaridade sobre os locais seguros para banho, acreditando que o único destino adequado seja Unawatuna.
Os cidadãos russos foram mencionados entre os potenciais infratores das regras de visto, mas não houve relatos de violações em larga escala. O serviço de imigração já havia realizado verificações na costa leste, mas sem sucesso. Durante o verão, foram estabelecidas penalidades para aqueles que excedem o tempo de permanência: uma taxa padrão de 60 dólares para prazos de até 7 dias, 250 dólares para 8-14 dias, e para estadias de mais de duas semanas, o valor dobra.
Apesar dessas dificuldades, turistas russos continuam desfrutando de férias em Sri Lanka. Os passeios por todo o território continuam a ser oferecidos normalmente. Algumas incertezas surgem devido aos avisos do embaixador da Rússia sobre possíveis ameaças à segurança na costa sudeste, mas isso não tem desencorajado aqueles que desejam explorar as belezas do destino.