Connect with us

Destinos

Qual a melhor época para visitar Havana

Havana é um destino cultural vibrante que oferece eventos ao longo do ano, especialmente entre outubro e abril. Descubra o clima, os melhores meses para visitar e dicas para economizar na capital cubana.

Published

on

Havana é um destino vibrante que oferece uma rica programação cultural ao longo de todo o ano, especialmente entre os meses de outubro e abril, quando os eventos mais significativos ocorrem. O clima, favorecido pela proximidade com o Estreito da Flórida, é agradável, com temperaturas que se tornam mais amenas, atraindo turistas em busca de experiências que vão desde festivais de jazz a processos religiosos e celebrações coloridas. Para quem planeja visitar a capital cubana, um guia sazonal pode ser extremamente útil.

Novembro a Março: O Melhor Período para Praias e Beisebol

Com o término da temporada de chuvas em novembro, as condições climáticas em Havana começam a se tornar mais agradáveis. Janeiro marca o mês mais frio, com temperaturas médias em torno de 22ºC (72ºF). Este é o período de alta temporada, quando muitos turistas da Europa e do Canadá fogem do frio e da neve rumo a Cuba. Apesar de muitos escolherem resorts no litoral norte, muitos passam significativo tempo na cidade. O fluxo turístico se intensifica a partir do início de novembro, com os preços de passagens aéreas, hotéis e pacotes turísticos subindo até 25%, alcançando o pico durante as festividades de Natal, tornando este um momento caro para visitação.

Durante dezembro, ocorre um dos maiores festivais internacionais de Havana, o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, além de uma importante procissão religiosa em honra a São Lázaro. As celebrações natalinas foram revitalizadas nas últimas duas décadas, após quase desaparecerem nos primeiros anos da Revolução. Janeiro se destaca como o mês de maior movimento turístico, seguido por fevereiro e março, período em que o clima seco e ameno é ocasionalmente amenizado por frentes frias. Os visitantes devem estar cientes da eventual escassez de serviços, como locação de automóveis.

Para aqueles que visitam em março, é uma oportunidade para observar aves migratórias nos grandes espaços verdes da cidade, como o Parque Lenin e o Jardim Botânico Nacional. Apesar do aumento no número de turistas, os meses entre janeiro e março são ideais para aproveitar as praias de Playas del Este, além de eventos aquáticos. Este período também marca o término da Série Nacional de Beisebol de Cuba, tornando-se especialmente atraente para os fãs do time 'Industriales' de Havana.

Julho e Agosto: Para os Amantes do Calor

Os meses de verão em Havana são marcados por altas temperaturas, com agosto sendo o mês mais quente, alcançando picos de até 32ºC (90ºF). Neste período, ocorre uma mini alta temporada, quando muitos cubanos tiram férias. Embora a demanda por acomodações mais baratas aumente, os impactos na cidade são limitados, sendo o carnaval de agosto uma exceção notável.

Abril e Outubro: Menor Fluxo Turístico

Abril se destaca como o segundo mês mais seco, com muito sol e baixa umidade. Por outro lado, outubro pode ser afetado por tempestades e umidade elevada, resultando em menos turistas. Em abril, com um clima favorável e praias menos movimentadas, atividades como pesca no Golfo do México e kitesurfing em Tarara são populares. Após a Páscoa, o número de turistas estrangeiros tende a diminuir, levando a uma redução nos preços.

Quais são os melhores meses para viajantes com orçamento limitado

Maio, junho e setembro são considerados os melhores meses para aqueles que viajam com restrições orçamentárias. Embora esse seja o período das chuvas, as precipitações em Havana, de junho a novembro, são geralmente breves e intensas, raramente se estendendo por um dia inteiro. Junho inicia a temporada de furacões no Caribe, mas tempestades severas são a exceção, não a regra. Setembro, que representa o auge da temporada de furacões em Cuba, é um período em que muitos turistas evitam viajar.

A baixa temporada oferece uma excelente oportunidade para os amantes de viagens econômicas que querem evitar multidões e não se importam de se molhar um pouco. Maio é uma das opções mais acessíveis, situado entre a agitação do inverno e as férias escolares de verão. Junho é também uma época de safra de mangas, um convite irresistível para a visita. Embora eventos festivos possam ser escassos, Havana pulsante continua a oferecer vida, com todos os principais museus e atrações abertas o ano todo. Durante a baixa temporada, os turistas podem contar com preços reduzidos, menos filas, praias menos lotadas e uma experiência mais tranquila nos aeroportos.

Continue Reading