Connect with us

Eventos

Praga revela suas riquezas além da história medieval

Explore Praga além de sua famosa história medieval: descubra os vibrantes bairros, gastronomia e vida cultural. Este guia ajuda você a planejar sua visita.

Published

on

Praga, famosa por sua atmosfera medieval, apresenta muito mais do que ruas antigas. Ao explorar os diversos bairros interligados da cidade, os visitantes podem sentir seu espírito vibrante e desfrutar de uma excelente gastronomia, museus, jardins de cerveja e parques. A eficiente rede de transporte público facilita a visita a várias áreas em um único dia. A seguir, apresentamos um guia sobre os melhores bairros de Praga, abrangendo desde as áreas mais badaladas para a vida noturna até aquelas perfeitas para famílias com crianças.

1. Staré Město (Cidade Velha)

Por que escolher Staré Město? Este é o coração medieval de Praga, repleto de turistas e atrações imperdíveis. A Praça da Cidade Velha é cercada por impressionantes edifícios, incluindo a famosa Torre do Relógio Astronômico. Ao norte, encontra-se o Museu Judaico da Checoslováquia, e a leste, estão as antigas arcadas da Ponte Carlos. Um destino obrigatório para novatos, Staré Město também fascina amantes da arte e moradores locais, abrigando espaços culturais como a Galeria Rudolfinum, o Palácio Kinský e o Palácio Kolorádo-Mansfield, que promovem exposições interessantes.

Onde comer: O bairro conta com ótimos restaurantes localizados entre ruas elegantes e vielas históricas, incluindo duas casas premiadas com estrelas Michelin: Field e La Degustation.

Onde se hospedar: Ao se hospedar em Staré Město, é possível desfrutar de passeios matinais tranquilos pelas atrações antes da chegada das multidões de turistas. A região dispõe de hotéis luxuosos internacionais além de pousadas e hostels acessíveis.

2. Malá Strana (Pequeno Bairro)

Por que Malá Strana é ideal para casais? Os cúpulas barrocas e torres charmosas criam o cenário perfeito para aqueles em busca de um refúgio romântico. Ligado a Staré Město pela Ponte Carlos, o bairro pode perder um pouco de seu romantismo durante o verão, mas ao se esconder em sua ilha gramada, Kampa, os casais podem reviver o clima leve e contemplar a vista do rio Vltava. A região mantém um espírito rebelde, com esculturas únicas de David Černý próximas ao Museu Kampa e ao Museu de Franz Kafka, além do famoso graffiti que decora o Muro de John Lennon.

Onde se hospedar: O distrito, sob a majestade gótica do Castelo de Praga, é repleto de encantadores hotéis boutique, com ruas sinuosas que levam a antigos jardins e cafés.

3. Nové Město (Cidade Nova)

Por que Nové Město é perfeito para amantes de museus? À primeira vista, Nové Město é conhecido por suas movimentadas ruas comerciais repletas de marcas internacionais, mas ao explorar os becos que cercam a Praça Wenceslau, você encontrará recantos que destacam uma faceta mais interessante e independente da região. O maior ícone cultural é o Museu Nacional, que abriga uma impressionante coleção de história natural e belos interiores neorrenascentistas. Não perca a oportunidade de visitar também o Museu da Cidade de Praga, o Museu do Comunismo e o interativo Museu Nacional do Cinema.

Onde comer: Uma boa pedida é o mercado de agricultores na Náměšť, onde você pode experimentar generosas porções da culinária de rua checa.

Onde se hospedar: Nové Město oferece uma gama de hotéis art déco elegantes e modernos apartamentos.

4. Karlín

Por que Karlín é o melhor bairro para cafés e restaurantes? Após os severos alagamentos de 2002, este que já foi um distrito problemático renasceu como um importante destino gastronômico, com seus coloridos edifícios e modernos escritórios. Não deixe de visitar o centro cultural Kasárna Karlín, localizado em antigas casernas reformadas.

Onde comer: O restaurante Eska se destaca em Karlín, assim como muitos estabelecimentos na Praça Karlín que oferecem cozinha de alta qualidade. Os amantes de café encontrarão várias opções invejáveis, como o Můj šálek kávy.

Onde se hospedar: Karlín é bem conectado ao centro de Praga por bondes e metrô, e oferece uma variedade de hotéis independentes e modernos apartamentos, tornando-se uma base conveniente para a estadia.

5. Vinohrady e Žižkov

Por que Vinohrady e Žižkov são os melhores para a vida noturna? As arborizadas ruas de Vinohrady tornam-se cada vez mais boêmias e grafitadas, continuando em Žižkov. Para quem deseja aproveitar a noite longe da agitação do centro turístico, essas áreas oferecem ótimas opções de entretenimento. Històricamente coberto por vinhedos, Vinohrady agora é lar de pubs gastronômicos, microcervejarias e vinotecas.

Onde beber: No verão, um passeio pelo parque Riegrovy Sady é imperdível. Aqui está o maior jardim de cerveja de Praga, onde se pode admirar o pôr do sol atrás das torres da cidade. Em seguida, dirija-se a Žižkov, onde os baixos preços de aluguel atraem estudantes e artistas. A Torre de Televisão além dos três cocktail bars ajuda a se localizar. Concertos podem ser aproveitados no Palacio Akropolis.

6. Holešovice

Por que Holešovice é o melhor bairro para famílias? Este bairro é escolhido por famílias devido às suas extensas áreas verdes, como os parques Stromovka e Jardins de Letná, ambos com playgrounds. Enquanto Stromovka se destaca por sua beleza, a proximidade de Letná, com exposições interessantes no Museu Técnico Nacional e no Museu Nacional da Agricultura, assim como um jardim de cerveja com vista para a Cidade Velha, o torna ideal para pais com crianças.

Onde comer: Você pode encontrar diversos cafés e restaurantes interessantes e acolhedores, entre eles o conceituado Mr Hot Dog.

Onde se hospedar: Localizado a apenas 10 minutos de bonde do centro, ficar perto dos Jardins de Letná é uma excelente escolha para famílias com crianças. O bairro dispõe de apartamentos confortáveis em edifícios estilo art nouveau e funcionalista.

Continue Reading