Connect with us

Glamour

Por que você se sente culpado quando gasta dinheiro?

Você pode ter ouvido a recomendação de abandonar o café para viagem diário ou os sapatos novos para economizar dinheiro para uma grande compra com mais rapidez

Published

on

Você pode ter ouvido a recomendação de abandonar o café para viagem diário ou os sapatos novos para economizar dinheiro para uma grande compra com mais rapidez. Mas não é tão simples! Infelizmente, eliminar pequenas despesas praticamente não o aproxima de uma nova casa ou de uma aposentadoria mais precoce. Em vez disso, restrições excessivas podem aumentar o stress. E quando você se proíbe constantemente de algo, é fácil ceder às emoções e comprar algo desnecessário.

E desistir do café para viagem provavelmente não é a raiz dos seus problemas financeiros. Muito provavelmente, a falta de um orçamento claro e de bons hábitos financeiros está na sua raiz. Mas isso pode ser corrigido.

Você pode sentir que o dinheiro que gasta consigo mesmo poderia ser gasto em algo mais importante. Você pode se sentir culpado se, depois de fazer uma compra, se perguntar se terá que economizar na comida no próximo mês. Nessa situação, o planejamento financeiro é muito útil.

Tente criar um orçamento usando o princípio 50/30/20. Ao abrigo deste regime, 50% do seu rendimento vai para pagamentos obrigatórios e necessidades básicas, 30% para entretenimento e 20% para necessidades futuras (poupança, fundo de emergência, investimentos). Claro, você pode adaptar este plano às suas circunstâncias. Se a habitação for muito cara na sua cidade, poderá querer reconsiderar a distribuição de rendimentos 60/20/20. Se o seu objetivo é quitar dívidas mais rápido ou economizar para as férias, aumente o percentual na terceira categoria.

Quando você tiver uma compreensão clara de quanto é gasto em necessidades básicas e poupanças, poderá administrar livremente o restante dos fundos. Agora, em vez de se culpar por não planejar e ser excessivamente materialista, você pode dizer: “Cuidei das minhas finanças e posso me tratar porque é merecido”.

Não se culpe se você estourou e gastou muito com prazer. Basta ajustar seu orçamento para o próximo mês, reduzindo as despesas na categoria apropriada. Afinal, é para isso que serve o planejamento: para ajudá-lo a controlar seus gastos.

Muitas pessoas pensam que o orçamento proíbe gastar dinheiro. Na verdade, não limita, mas liberta. Com sua ajuda você cuida de si mesmo. Ao determinar antecipadamente quanto você precisa para despesas essenciais e metas de longo prazo, você pode gastar com segurança o restante do seu dinheiro em prazer ou desenvolvimento pessoal.

Você trabalhou duro para ganhar esse dinheiro, por que não gasta consigo mesmo? Você merece aquele jantar fora, aquela viagem com os amigos ou aquela peça de roupa nova. As compras por impulso não farão você se sentir culpado porque cabem no seu orçamento.

Continue Reading