Uncategorized
Por que você não consegue dormir depois de beber álcool no avião?
Você provavelmente já ouviu falar sobre o que comer ou beber para se sentir melhor durante um voo

Você provavelmente já ouviu falar sobre o que comer ou beber para se sentir melhor durante um voo. As histórias são diversas e sempre recomendam evitar certos alimentos e bebidas. Agora, pesquisadores científicos sugerem que acrescentemos mais um item a essa lista: o álcool. Especialmente se você planeja tirar uma soneca durante a viagem.
Recentemente, uma equipe de cientistas alemães publicou um estudo na revista Thorax que abordava os efeitos do consumo moderado de álcool no sono, na frequência cardíaca e na saturação de oxigênio dos passageiros em voos de longa duração. Os resultados obtidos são surpreendentes.
Para entender melhor o que o álcool faz com nosso corpo durante os voos, os pesquisadores convidaram 48 adultos para dormir em um ambiente especialmente projetado para simular a pressão barométrica de um avião e para criar um ambiente semelhante ao de um voo. Os participantes foram convidados a dormir por quatro horas em duas ocasiões diferentes: uma após beber álcool (equivalente a dois copos de vinho) e outra sem consumir álcool. De acordo com a equipe de pesquisa, mesmo quantidades moderadas de álcool tiveram um efeito significativo.
"Mesmo em indivíduos jovens e saudáveis, a combinação de consumo de álcool com sono em altitudes elevadas coloca um estresse significativo no sistema cardiovascular e pode agravar os sintomas em pacientes com doenças cardíacas ou pulmonares", afirmaram os pesquisadores em suas conclusões. Além disso, o tempo de sono REM dos participantes também diminuiu consideravelmente, indicando que qualquer sono que pudessem ter durante o voo não foi benéfico.
Esses pesquisadores não são os únicos a alertar contra o consumo de álcool a bordo.
"Beber no avião geralmente não é uma boa ideia. Isso pode causar problemas de sono e cardíacos, diminuindo a saturação de oxigênio e aumentando a frequência cardíaca", afirmou Lindsay Malone, nutricionista e professora da Escola de Medicina da Universidade Case Western Reserve. "E lembre-se que a saúde geralmente é prejudicada durante as viagens - ficar sentado por longos períodos, comer mais fora de casa, ter menos tempo para fazer exercícios físicos, dormir mal devido às mudanças de fuso horário, desidratação e muito mais".
Mary Branch, uma cardiologista credenciada, concorda com isso, afirmando que se você tem problemas de saúde como apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar, sarcoidose ou insuficiência cardíaca, é melhor evitar consumir álcool nos voos. No entanto, ela acrescenta que se você for geralmente saudável, não é necessário parar de beber completamente.
"Com base nesses dados, eu não proibiria todo mundo de beber álcool", disse Branch. Ela acrescentou: "Se você estiver saudável, tente limitar o consumo de álcool durante o voo".
A sugestão de Malone também é fácil de seguir: "Guarde suas bebidas para o destino final". Durante o voo, ela diz que é uma boa ideia tomar uma bebida não alcoólica, como um coquetel com baixo teor de açúcar ou até uma cerveja sem álcool, se disponível. "Melhor ainda, prepare-se para uma noite de sono tranquilo no voo, levando uma máscara para os olhos, cobertor e travesseiro de pescoço. Antes de dormir, ouça uma meditação relaxante ou leia um bom livro. Assim você estará bem descansado e pronto para aproveitar tudo o que sua jornada tem a oferecer".