Eventos
Por que agora você não precisa se preocupar com sua bagagem quando viaja de avião?
O setor de aviação está implementando novas medidas para reduzir o número de bagagens perdidas durante as viagens de avião

O setor de aviação está implementando novas medidas para reduzir o número de bagagens perdidas durante as viagens de avião. De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), todas as companhias aéreas membros da associação são obrigadas a rastrear suas bagagens em quatro pontos diferentes ao longo da viagem, o que deve resultar em menos casos de perda de bagagem.
A IATA, que representa mais de 300 companhias aéreas em todo o mundo, incluindo as principais transportadoras, lançou a Resolução 753, que exige o rastreamento da bagagem por meio de códigos de barras digitalizados no check-in, no embarque do voo, durante as transferências e na chegada à esteira transportadora.
De acordo com um relatório da IATA, 44% das companhias aéreas e 94 aeroportos pesquisados cumprem integralmente os requisitos de rastreamento de bagagem. Outras 41% estão trabalhando para cumprir esses requisitos. A China e o Norte da Ásia lideram, com 88% das companhias aéreas implementando o sistema, seguidos pelas Américas com 60% e pela Europa e Ásia-Pacífico com 40%.
Essas medidas foram implementadas para lidar com um aumento no número de bagagens perdidas em 2022, causado pela retomada repentina das viagens após as restrições de viagem relacionadas à pandemia de Covid-19, além da falta de pessoal e despreparo da indústria aérea. Estatísticas da SITA, que mantém os sistemas informáticos de 90% das companhias aéreas, mostram que o número de malas atrasadas, perdidas ou danificadas aumentou de 4,35 para 7,6 malas por 1.000 passageiros em 2022.
A IATA acredita que a implementação bem-sucedida das regras de rastreamento de bagagem resultará em uma redução visível no número de incidentes de manuseio incorreto de bagagem. Além disso, espera-se que a melhor tecnologia e rastreamento permitam que as malas sejam devolvidas mais rapidamente aos seus proprietários em caso de perda.
Isso significa que os passageiros terão que esperar menos tempo para receber suas malas, potencialmente no mesmo dia em que a bagagem é perdida. Essas melhorias trarão mais tranquilidade para os viajantes, já que não será mais necessário se preocupar com a bagagem durante as viagens de avião.