Destinos
O guia completo para o Taj Mahal
Se você está planejando uma viagem à Índia e ainda está em dúvida sobre visitar o Taj Mahal, um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado em Agra, pense novamente: deixar de conhecer essa magnífica obra seria realmente uma perda

Se você está planejando uma viagem à Índia e ainda está em dúvida sobre visitar o Taj Mahal, um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado em Agra, pense novamente: deixar de conhecer essa magnífica obra seria realmente uma perda. Embora existam inúmeras fotos na internet, nada se compara à experiência ao vivo desse incrível monumento de mármore. O Taj Mahal é um emocionante tributo ao amor, construído por um imperador triste em memória de sua amada esposa falecida, sendo um eterno símbolo de amor duradouro. Os locais carinhosamente chamam o Taj de "Taj", e é definitivamente um ponto turístico imperdível, o que não é surpresa, dada a sua fama entre os viajantes.
A origem do Taj Mahal está ligada a uma história de tragédia. O imperador Shah Jahan encomendou esta obra-prima em homenagem à sua terceira esposa, Mumtaz Mahal, que faleceu em 1631 devido a complicações durante o parto. A construção deste ícone teve início em 1632 e levou oito anos para ser concluída, com a participação de mais de 20.000 trabalhadores. O restante do complexo levou mais 14 anos para ser finalizado, sendo inaugurado em 1653. O Taj Mahal também enfrentou dificuldades políticas, já que o filho do imperador, Aurangzeb, tomou o poder e confinou seu pai em Agra, onde ele viveu seus últimos anos. Shah Jahan faleceu em 1666 e foi enterrado ao lado de sua amada.
Como chegar a Agra?
Agra é muito bem conectada a Delhi, tanto por trem quanto por rodovia. A melhor opção é pegar o trem "Taj Express", que parte às 6h55 e chega a Agra em três horas. Alternativamente, você pode reservar um táxi com antecedência ou optar pelo Uber de Delhi, com tarifas a partir de ₹2900 (cerca de $34). O aeroporto local só aceita voos domésticos vindos de cidades como Mumbai, Hyderabad e Bangalore.
Como evitar filas?
Uma das melhores maneiras de evitar longas filas é adquirir os ingressos online. Para visitantes internacionais, o ingresso custa ₹1100 ($12.70), para cidadãos de países da SAARC e BIMSTEC é ₹540 ($6.25), enquanto os cidadãos indianos pagam apenas ₹50 ($0.58).
Qual é o melhor momento para visitar o Taj Mahal?
Embora seja impossível ter o lugar completamente vazio, é possível evitar multidões se você chegar com meia hora de antecedência à abertura, ou seja, antes do amanhecer. Os meses recomendados para a visita são entre fevereiro e abril, e de setembro a novembro, quando as temperaturas são mais amenas e há pouca neblina ou chuvas.
Visitas noturnas ao Taj Mahal
Todo mês, há a oportunidade de ver o Taj Mahal à noite, disponível durante cinco noites – na lua cheia e nos dois dias antes e depois dela. É recomendável fazer uma reserva antecipada, pois o número de visitantes é limitado.
O que esperar ao chegar?
O complexo do Taj Mahal é dividido em duas partes principais. Na entrada, encontra-se o charbagh, um jardim mogol tradicional repleto de árvores frutíferas e um projeto simétrico. Aproveite para apreciar os detalhes da arquitetura e a beleza dos enfeites.
Onde comer perto do Taj Mahal?
Existem vários lugares maravilhosos para uma refeição rápida, como o café "Yash", "Shankara Vegis", e "Mukkim Biryani".
Onde se hospedar em Agra?
Agra oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde o luxuoso "Oberoi Amarvilas" até o aconchegante "Ekaa Villa".