Atrações
Melhores lugares para visitar em Marrocos
Marrocos é um destino turístico diversificado, com opções que vão desde patrimonio histórico a metrópoles modernas. Explore suas joias históricas, deserto e praias vibrantes.

Marrocos se posiciona como um dos destinos turísticos mais ricos, oferecendo uma ampla gama de opções que vão desde suas joias históricas até cidades contemporâneas vibrantes. O país consegue harmonizar um rico legado cultural com a modernidade, apresentando praias ensolaradas ao longo do Atlântico e enseadas tranquilas do Mediterrâneo. Ao planejar suas viagens, os turistas podem escolher entre desertos remotos e montanhas majestosas, garantindo que cada viajante encontre algo que atenda aos seus interesses. Impulsionados por investimentos significativos em infraestrutura de transporte, a locomoção dentro do país tornou-se mais acessível com voos internos, trens de alta velocidade, novas estradas e ônibus confortáveis.
Com uma diversidade que certamente atrairá todos os tipos de viajantes, o que não falta é a oportunidade de criar roteiros personalizados que atendam aos gostos de cada um.
1. Marrakech
O melhor para o romance
Marrakech é um destino imperdível, onde todos os sentidos são despertados. Mergulhe na magia da cidade ao respirar os aromas de cítricos no ambiente rosa da medina. Passeie entre charretes na Praça Jemaa el-Fna, repleta de artistas e vendedores de rua. Explore as ruas estreitas iluminadas por lanternas nos souks e visite o jardim Majorelle, além dos magníficos palácios históricos e da vibrante cena artística da Ville Nouvelle. Descanse em um dos charmosos riads da cidade, como o Dar Attajmil, onde cada detalhe é cuidadosamente pensado e a hospitalidade é sempre uma constante. A cidade abriga alguns dos melhores spas e hammams do país, desde o Royal Mansour até o Hammam de la Rose. Não perca a vista incrível do pôr do sol sobre as montanhas do Atlas a partir do rooftop do El Fenn, e um jantar à luz de velas em um dos restaurantes gourmet com chefs internacionais será um deleite inigualável.
Dica de planejamento: Para uma experiência romântica no deserto, considere as maravilhas da vila de Agafay e seus glampings luxuosos, que ficam a uma curta distância de Marrakech, perfeitos para uma noite sob as estrelas.
2. Ait Benhaddou
O melhor para cenários de filmes
Ao seguir pela antiga rota comercial de Marrakech até o Saara, chega-se a Ouarzazate, lar da deslumbrante Ait Benhaddou, uma vila fortificada de adobe que data do século XI e é uma das atrações históricas mais impressionantes do Marrocos. Aí, ainda vivem pessoas, e o local é protegido pela UNESCO, tendo ganhado fama mundial através da série "Game of Thrones". Este local, conhecido como "Oullywood", é o equivalente marroquino de Hollywood, tendo sido cenário de filmes clássicos como "Gladiador", "Fuga do Planeta dos Macacos" e "Reino dos Céus".
Dica de planejamento: Aproveite Ait Benhaddou ao amanhecer ou ao entardecer, passeando pela vila e admirando as incríveis dimensões desse lugar maravilhoso.
3. Baía de Taghazout
O melhor para descanso na praia
A costa do Oceano Atlântico, entre Essaouira e Sidi Ifni, possui a maior concentração de praias para surfe em Marrocos. No coração dessa região encontra-se a charmosa vila de Taghazout, repleta de escadas coloridas e casas, além de diversos cafés, restaurantes e lojas de surfe. Mesmo para quem não é fã do esporte, a praia de 5 quilômetros de Taghazout oferece uma atmosfera de estação de verão, com uma excelente seleção de acomodações que vão desde hotéis cinco estrelas até pousadas boêmias.
Dica de planejamento: Visite em janeiro ou fevereiro para assistir ao campeonato mundial de surfe em ação nas ondas do Anchor Point. Em setembro, você encontrará ondas mais calmas e quentes.
4. Antiatlas
O melhor para caminhadas e atividades ao ar livre
O Antiatlas consiste em montanhas menos exploradas de Marrocos, caracterizadas por uma abundância de planaltos, vales e altas elevações. Os viajantes podem desfrutar de uma variedade de trilhas, explorar sítios arqueológicos e interagir com os imazighes, que compartilham generosamente suas antigas tradições.
Dica de planejamento: Suba o pico Jebel Lekst, com 2359 metros de altura, e explore as paisagens deslumbrantes de Tafraout, repletas de rochas graníticas.
5. Deserto do Saara
O melhor para isolamento
A jornada até o Saara pode ser longa, mas ao chegar à borda do maior deserto quente do mundo, você sentirá sua imensidão, onde o asfalto dá lugar à areia. Um passeio de jipe ou camelo no deserto proporciona uma experiência única de conexão com a natureza.
Dica de planejamento: Opte por acampamentos mais afastados, longe da multidão. O Erg Chigaga é conhecido por suas altas dunas de areia e locais tranquilos para relaxar.
6. Essaouira
O melhor para uma combinação de cidade e praia
Se você precisar escolher um único destino em meio à diversidade de Marrocos, Essaouira é uma excelente escolha. Esta relaxante cidade costeira possui uma bela praia arenosa e um movimentado mercado de peixes.
Dica de planejamento: Muitos turistas visitam Essaouira devido aos ventos, tornando-o um local ideal para a prática de kitesurf.
7. Fez
O melhor para amantes da história
Fez, a cidade mais antiga de Marrocos, se mantém fiel à sua rica história. Sua medina medieval é extensa e perfeita para se perder entre lojas e oficinas tradicionais.
Dica de planejamento: Ao estar nessa região, aproveite para visitar a cidade imperial de Meknes e as bem preservadas ruínas romanas de Volúbilis.
8. Tânger
O melhor para conhecer o local
A travessia de ferry entre a Espanha e Tânger leva apenas uma hora, proporcionando uma vista espetacular da Espanha a partir da costa africana, ressaltando a proximidade de Marrocos com a Europa. Conhecida como a Cidade Branca devido às suas construções caiadas, Tânger tem uma vibrante cena artística e uma rica cultura de cafés.
Dica de planejamento: Combine seu tempo na cidade com uma visita às Grutas de Hércules e ao farol do Cabo Espartel, ou utilize Tânger como base para conhecer a famosa cidade azul de Chefchaouen e a cidade de Assilah, imersa em influências espanholas.