Eventos
Melhores lugares para visitar em janeiro de 2026
Descubra os melhores destinos para começar o ano viajando. De praias ensolaradas a montanhas cobertas de neve, há opções para todos os gostos em janeiro.
No início do novo ano, surgem 365 novas oportunidades para experiências memoráveis, descobertas culturais, prazeres gastronômicos e encontros com a natureza deslumbrante. No entanto, pode ser desafiador determinar por onde começar um ano repleto de viagens marcantes. Para ajudá-lo, respondemos à pergunta eterna dos turistas: para onde ir e quando. Se você deseja iniciar o ano da melhor forma, confira a nossa lista dos melhores destinos para viajar em janeiro.
1. Ilhas Canárias – o melhor destino para férias europeias
Fuja do frio do hemisfério norte e aproveite dias ensolarados nas Ilhas Canárias, que são perfeitas para surfe. Kite e windsurfistas encontrarão diversas localizações cênicas, enquanto os que buscam tranquilidade podem relaxar nas praias de areias douradas ou fazer caminhadas e passeios de bicicleta pelos vulcânicos da região. Janeiro é o auge da temporada turística nesse quente e único canto da Europa, por isso, é recomendável fazer reservas com antecedência ou escolher as menores ilhas ocidentais: a isolada El Hierro, a popular para caminhadas La Gomera ou a pitoresca La Palma.
2. Gênova, Cinque Terre e Alpes da Ligúria, Itália – o melhor destino para viagens na baixa temporada
A Itália é famosa por suas montanhas, incluindo os Alpes da Ligúria, que se estendem ao longo da costa do Mar Mediterrâneo. Neste inverno, a região atrai turistas com seu ar fresco e trilhas cobertas de neve. Visite os parques naturais de Aveto e Antola e o mais desafiador Beigua, todos acessíveis a partir de Gênova, que em janeiro é particularmente tranquila, mas ainda assim oferece uma deliciosa culinária, incluindo pesto, bacalhau, focaccia e farinata. Para queimar calorias, dirija-se às pitorescas aldeias de Cinque Terre, conectadas por trilhas de 120 km que ficam mais vazias neste mês. Importante: muitos hotéis, especialmente em Cinque Terre, estão fechados no inverno – a reserva deve ser feita com antecedência.
3. Arizona e Utah, EUA – o melhor lugar para caminhadas de inverno
Os canyons vermelhos e formações rochosas na fronteira de Utah e Arizona são especialmente deslumbrantes quando cobertos de neve. Em janeiro, você aproveita essas belezas naturais com um número reduzido de turistas. No entanto, recomenda-se estar bem preparado, pois as temperaturas podem cair abaixo de zero. Vestir roupas quentes e usar raquetas de neve proporciona acesso aos cênicos parques nacionais: Zion, Canyonlands e Capitol Reef, além dos desfiladeiros de Antelope e Bryce. Esteja atento, já que fortes nevadas podem fechar estradas e trilhas, portanto, planeje suas viagens de forma flexível e deixe espaço para atrasos.
4. Budapeste, Hungria – o melhor destino para banhos termais
A elegante capital da Hungria, Budapeste, garante que você não passe frio nem em janeiro. A cidade é conhecida por mais de 120 fontes termais, muitas das quais estão abertas para visitação. Destaque para os famosos banhos Rudas, a preciosidade art nouveau Gellért e as enormes termas Széchenyi, onde é comum encontrar homens mais velhos jogando xadrez em águas quentes. A cidade é encantadora em qualquer época do ano, com a mistura de arquitetura medieval de Buda e o estilo secessionista de Pest. A vibrante vida noturna, incluindo os famosos ruin bars e performances no magnífico teatro da ópera, ajudam a diversificar as longas noites escuras.
5. Laos – o melhor lugar para templos e montanhas
O mês de janeiro, seco e relativamente fresco, é ideal para explorar as atrações culturais e naturais de Laos. Luang Prabang, com seus templos dourados, é um ótimo ponto de partida para pesquisas no norte, onde espécies raras como leopardos de nuvens, elefantes e garras habitam áreas protegidas, enquanto tribos mantêm um estilo de vida tradicional em vilarejos remotos. Ao leste, enormes tigelas de pedra estão espalhadas pela Planalto de Plain of Jars, e ao sul, há templos artisticamente esculpidos perto de Champasak e o relaxante charme dos golfinhos do Irrawaddy nas “Quatro mil ilhas” no Mekong. Dica útil: faça uma viagem de um dia até as cachoeiras Tat Kuang Si, localizadas a apenas 45 minutos de scooter de Luang Prabang.
6. Anguilla – o melhor lugar para férias no Caribe
Poucos viajantes exploram a promissora Anguilla, que permanece subdesenvolvida e tranquila. Contudo, esta ilha possui todos os elementos do sonho caribenho: pessoas acolhedoras, música reggae vibrante e algumas das praias mais bonitas com coqueiros, incluindo a movimentada Shoal Bay ao norte e a mais calma Rendezvous Bay ao sul. Você encontrará resorts de primeira linha e uma gastronomia de alta qualidade, famosa por seus lagostas e caranguejos frescos. Também é possível optar por pequenas pousadas, para desfrutar de praias acessíveis a todos. Dica importante: janeiro é a alta temporada, quando opções de hospedagem mais baratas se esgotam rapidamente, então é fundamental reservar com antecedência.
7. Sudeste da Sri Lanka – o melhor lugar para observação da vida selvagem
As condições climáticas na Sri Lanka têm grande importância. Janeiro é um bom momento para relaxar na costa sul e fazer caminhadas nas montanhas centrais entre plantações de chá nas proximidades de Hatton e florestas frias do Chiaradona. Ao longo da costa, praias magníficas, como Bentota e Unawatuna, são conhecidas por suas vidas noturnas e esportes aquáticos, enquanto Hiriketiya é um refúgio tranquilo no sudeste. É também uma época favorável para observar golfinhos, e no Parque Nacional de Udawalawe, é possível avistar grandes rebanhos de elefantes e várias espécies de aves.
8. Monte Quênia, Quênia – o melhor lugar para escalar montanhas
Embora o Kilimanjaro seja mais alto, o Monte Quênia oferece uma experiência de escalada mais acessível, bonita e repleta de vida selvagem, ideal para iniciar o novo ano. Chegar ao ponto Lenana (4895 m) exige boa condição física, mas a subida é feita em um parque nacional que protege uma rica biodiversidade e frequentemente apresenta paisagens peculiares. É possível avistar elefantes, elands, babuínos e tucanos nas encostas exuberantes, repletas de gigantescas lobilias. Prepare-se para dormir a mais de 4000 m de altura, esteja pronto para o frio e comece cedo para ver o nascer do sol tingindo as planícies africanas.
9. Chubu, Japão – o melhor lugar para amantes da neve
A temporada de inverno é mágica para explorar as historicamente ricas aldeias do centro de Honshu, no Japão, quando a neve cobre templos, castelos e tradicionais casas de madeira. Nas montanhas japonesas, os “macacos da neve” desfrutam de fontes termais, enquanto fora das estações de esqui as multidões se dispersam após as festividades de fim de ano, diminuindo até o início da temporada das flores de cerejeira. Uma visita a Kanazawa, conhecida como “Pequeno Quioto”, com seu castelo, o jardim Kenrokuen e os distritos de gueixas, também merece ser explorada, assim como as pitorescas aldeias com telhados de palha de Shirakawa-go e Gokayama no Parque Nacional de Hakusan. Congelado? Aqui você encontrará um onsen quente e sakê para aquecer.
10. Svalbard, Noruega – o melhor momento para ver a aurora boreal
Quando a noite cai e o céu é iluminado por brilhantes explosões de verde, parece que os deuses nórdicos se divertem nas alturas. Todos olham para cima, paralisados pelo frio da noite. Svalbard é uma terra ártica de beleza incomparável; há mais ursos polares do que humanos e um profundo silêncio. Janeiro é o período ideal para a visita, pois durante a escuridão da Noite Polar, as chances de ver a aurora boreal aumentam significativamente, desde que o céu esteja limpo e a atividade alta. Dica útil: as companhias aéreas Norwegian e SAS oferecem voos para Longyearbyen, de onde é possível seguir para Tromsø e Oslo. Descubra mais aventuras empolgantes em nosso novo livro “Sonhos de Viagens pelo Mundo”.
