Connect with us

Atrações

Descubra os Melhores Locais para Conhecer na Croácia

Explore a incrível diversidade de atrações na Croácia, desde seus magníficos parques nacionais até cidades históricas e ilhas idílicas.

Published

on

A Croácia oferece uma impressionante extensão de 4.000 km de litoral que inclui 1.244 ilhas, repleta de paisagens ensolaradas. Além disso, o país abriga tesouros arquitetônicos da era romana e veneziana, Patrimônios Mundiais da UNESCO, e belos parques nacionais, montanhas, lagos e rios. Tal diversidade de paisagens e atrações culturais torna impossível visitar tudo em uma única viagem. Por isso, apresentamos a seguir uma lista dos melhores locais para conhecer na Croácia.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Os Lagos de Plitvice são uma vasta área que conecta 16 lagos interligados com cachoeiras deslumbrantes, situada na parte central da Croácia e reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO. O maior dos lagos é o Kozjak, que se estende por 2,35 km. Espalhados por lá, musgos e travertinos dividem as águas, com suas incríveis cores resultantes das rochas subterrâneas. Passarelas de madeira tornam o passeio por essa magnífica região aquática mais confortável. A recomendação é reservar ingressos online com antecedência, uma vez que a quantidade de visitantes é limitada.

Cidade de Korčula

A pitoresca cidade costeira de Korčula é cercada por imponentes muralhas e torres, além de uma impressionante catedral adornada com entalhes curiosos. É famosa pelo seu compacto centro histórico, que lembra a estrutura de um esqueleto de peixe, permitindo que o visitante atravesse suas ruas em menos de uma hora e ainda tenha tempo para um almoço sob os pinheiros no calçadão de Petar Kanavelić. A dica é realizar uma viagem de um dia de ferry a partir de Dubrovnik.

Cidade de Hvar

Durante o verão, o pequeno município costeiro de Hvar atrai veleiros e turistas que lotam suas praias. Para apreciar as vistas magníficas da cidade, recomenda-se subir até a fortaleza, um castelo medieval localizado em uma colina. Para banho, siga pelo calçadão e escolha uma das enseadas rochosas, ou utilize um táxi aquático para chegar às ilhas Pakleni nas proximidades.

Ilha de Mljet

Com uma vegetação densa de pinheiros, a encantadora ilha de Mljet é um verdadeiro paraíso idílico. Segundo a lenda, Ulisses passou sete anos aqui, e não é difícil entender por que ele não tinha pressa em deixar o lugar. A parte oeste da ilha é um parque nacional que abriga dois belos lagos cobaltinos e um mosteiro em uma das ilhas. Não deixe de explorar o leste de Mljet, com suas enseadas isoladas e praias paradisíacas.

Istria

Istria encanta com suas colinas sinuosas, cidades pitorescas e resorts costeiros. É imperativo visitar a charmosa Rovinj, com suas fachadas em tons pastéis e ruas de paralelepípedos, além do medieval Motovun, localizado no topo de uma colina. Na extremidade sul da Istria, o cabo Kamenjak se destaca como uma reserva natural intocada, repleta de enseadas de cascalho. A recomendação é escolher acomodações na região central de Istria para acesso facilitado a diversos destinos.

Ilha de Vis

A ilha de Vis, uma das mais afastadas da Croácia, era antes sede de uma base militar da Iugoslávia e ganhou destaque recentemente ao aparecer no filme "Mamma Mia! 2". As principais localidades de Vis incluem o porto de Vis, a vizinha Kut e Komiža, que oferecem charmosas casas de pedra e calçadões. Os melhores locais para explorar são as enseadas escondidas e as baías rochosas da costa sul, especialmente a deslumbrante baía de Stiniva.

Cidade de Split

Em Split, está localizado o Palácio de Diocleciano, um labirinto de ruas e becos repletos de cafés, lojas e restaurantes. Não deixe de parar para ouvir o canto tradicional em capela no Vestíbulo e suba a colina Marjan para vistas panorâmicas da cidade e do mar. A dica é usar Split como ponto de partida para visitar as ilhas Brač, Hvar, Vis, Šolta e Korčula.

Parque Nacional de Kopački Rit

O Parque Nacional de Kopački Rit, situado na planície dos rios Danúbio e Drava, é um dos maiores ecossistemas de zonas úmidas da Europa. Nesse local, é possível observar águias-de-cabeça-branca, cegonhas pretas, herons roxos e gansos selvagens, totalizando cerca de 300 espécies. O parque ainda possui 2,4 km de passarelas ao longo de uma trilha educativa no meio da floresta alagada.

Šibenik

Šibenik é uma cidade harmoniosa à beira da baía que, apesar de sua beleza, frequentemente passa despercebida. Aqui estão localizados dois Patrimônios Mundiais da UNESCO: a magnífica Catedral de São Tiago, datada do século XV, e a Fortaleza de São Nicolau, uma fortaleza marítima conectada ao continente. A cidade também abriga outras três fortificações, entre elas a nova Fortaleza Barone, que conta com um moderno centro de visitantes e exposições interativas. A dica é aproveitar o ferry para uma curta viagem até a ilha de Zlarin, uma localidade sem carros.

Zagorje

Zagorje abriga castelos medievais pitorescos que aguardam visitantes. O Castelo de Trakošćan, construído em 1334, preserva indícios indiscutíveis da nobreza croata, além de um cenário encantador. Mais a oeste, ergue-se o Castelo de Veliki Tabor, que oferece uma atmosfera do século XVI, com suas imponentes muralhas arredondadas.

Cidade de Dubrovnik

Dubrovnik, cidade fortificada e um dos destinos turísticos mais populares do mundo, proporciona inúmeras atrações com suas majestosas muralhas e mais de uma dúzia de igrejas e mosteiros. É indispensável realizar a volta ao redor das muralhas, onde se descortinam pátios ocultos e vistas marítimas deslumbrantes. A sugestão é caminhar ao longo das muralhas pela manhã ou uma hora antes do fechamento para evitar as multidões.

Ilha de Brač

No litoral sul de Brač, encontra-se a praia de Zlatni Rat, a área de praia mais fotografada da Croácia. Essa icônica praia é famosa por sua forma peculiar e águas bicolores. Além disso, vale a pena visitar as aldeias de pescadores de Milna e Sutivan para vivenciar a vida insular. A dica é visitar o Museu do Azeite de Oliva em Škrip.

Zadar

Zadar é uma compacta cidade antiga que exibe ruínas romanas, igrejas bizantinas e catedrais românicas. Suas muralhas defensivas, transformadas em ruas arborizadas, são Patrimônio da UNESCO. À noite, pode-se desfrutar dos famosos pores do sol, acompanhados pela música do Órgão Marinho e pelas iluminações da Saudaçāo ao Sol. A recomendação é que de Zadar você pode chegar em uma hora a um parque natural no Lago Vransko.

Ilha de Krk

Krk é uma ilha selvagem, pitoresca e intocada. A cidade de Krk é famosa por suas fachadas em tons pastéis, enquanto na tranquila aldeia pesqueira de Vrbnik, se destacam as praias calmas. A trilha que leva a Lubenice, uma vila de pedra a 378 m acima do nível do mar, oferece vistas incríveis. No extremo sul, a aldeia de Elosora encanta com suas casas de pedra e flores de rosa.

Parque Nacional de Krka

A principal atração do parque é o rio Krka, que flui velozmente por canyons e diversas cachoeiras. Caminhadas ao longo das passarelas próximas a essas quedas deslumbrantes proporcionam uma visão de vários peixes, além de permitir a apreciação das ruínas de um antigo acampamento militar romano e antigos mosteiros.

Cidade de Zagreb

Zagreb é uma cidade feita para ser explorada a pé. Caminhe ao longo da avenida Strossmayer, que leva à Cidade Alta e oferece vistas pitorescas dos telhados vermelhos e dos pináculos das igrejas da Cidade Baixa. Depois, visite o mercado de Dolac, onde agricultores vendem produtos frescos. Não se esqueça de dar uma passada em um café na Praça Cvjetni Trg para experimentar a atmosfera da cultura local de cafés.

Continue Reading