Connect with us

Atrações

Descubra Lima: Um Guia Completo para a Cidade das Maravilhas

Explore Lima, a vibrante capital do Peru, e descubra suas delícias culturais e gastronômicas neste guia prático. Conheça onde ficar e como aproveitar ao máximo sua visita.

Published

on

Lima, a capital do Peru, é uma cidade que encanta com sua combinação única de brisa do mar e atmosfera desértica, atraindo anualmente visitantes em busca de cultura e gastronomia. Com mais de 10 milhões de habitantes, a cidade tem muito a oferecer e está repleta de mistérios que se revelam com o tempo. Embora não impressione à primeira vista, a cidade é um verdadeiro tesouro para aqueles que se dedicam a explorar plenamente suas ruas e bairros. Desde que me tornei residente aqui há quase dez anos, sempre me sinto atraído por novos projetos e iniciativas culturais que surgem em seus diversos distritos.

Quando é o melhor momento para visitar?

O ideal é chegar em Lima na manhã de quinta-feira e partir no sábado à noite, pois os domingos são dias muito movimentados, com restaurantes e museus cheios de visitantes. Os meses de fevereiro, que é o mais quente, e maio, no final do verão, são considerados os melhores para uma visita, pois apresentam céu limpo e menos aglomerações.

Como chegar do aeroporto?

O ônibus Airport Express Lima parte a cada 30 minutos do aeroporto em direção ao distrito de Miraflores. Embora os táxis por aplicativos costumem ser mais baratos, os táxis oficiais podem ser solicitados logo após a saída da área de retirada de bagagens.

Como me locomover pela cidade?

Os principais bairros de Lima são acessíveis para caminhadas e conectados pela orla do malecón. Para se deslocar de Miraflores e Barranco até o centro histórico, é possível utilizar aplicativos de táxi ou o sistema de metrô (metropolitano).

Onde ficar?

Em Miraflores, o hostel Kaclla oferece um ambiente tranquilo, com camas a partir de 12 dólares e quartos individuais a 30 dólares. O hostel Ancestral em Barranco é mais animado, com a mesma faixa de preços. No centro histórico, o Hotel España está situado em um edifício de valor histórico, com tarifas a partir de 45 dólares. Para quem busca algo mais luxuoso, Casa República em Barranco é uma mansão restaurada, com preços variando entre 150 e 250 dólares, enquanto as tarifas no Hotel B começam em 400 dólares.

O que levar na bagagem?

É fundamental trazer calçados confortáveis para caminhada, roupas em camadas para se adaptar ao microclima de Lima, além de chapéu e protetor solar para o forte sol, e uma jaqueta leve para as noites frescas à beira-mar.

Dia 1: Manhã

Comece seu dia conhecendo a história de Lima e do Peru no Museo Larco, que abriga mais de 45 mil artefatos de 5 mil anos. É recomendável uma visita guiada para evitar sobrecarga de informações. Ao invés de aproveitar o café do museu, experimente as cafeterias especializadas em Pueblo Libre, como Origen Tostadores e Abisinia Café.

Como passar o dia

Para o almoço, vá ao Bar Cordano, famoso por seus sanduíches de carne suína (butifarra) e pela cerveja local. Em seguida, conheça o Mosteiro de San Francisco, com suas enigmáticas catacumbas, e visite o Museo Central (MUCEN) para conferir a última exposição de arte contemporânea. Não deixe de observar a variedade de estilos arquitetônicos na Praça Principal, resultado das muitas reconstruções da cidade após os terremotos. Para refrescar-se, participe de um workshop de preparo de pisco sour no Museo Pisco ou deguste esta bebida no histórico Hotel Gran Bolivar.

Jantar

Como Lima é reconhecida como o berço da chifa (cozinha sino-peruana), não perca a oportunidade de visitar o Barrio Chino, famoso pelos seus pratos saborosos. Delicie-se com dim sum e pato crocante no Salón Capón, ou experimente o aeroparto (um prato de arroz e macarrão) no San Joy Lao.

Após a noite

Embora o Circuito Mágico del Agua possa parecer um pouco kitsch, caminhar sob os arcos de água iluminados certamente trará alegria. Este é um dos raros eventos familiares ao ar livre à noite.

Dia 2: Manhã

Procure chegar cedo às praias da Costa Verde em Miraflores para praticar surfe ou simplesmente caminhar ao longo do Oceano Pacífico. Cair da prancha de surfe é uma maneira divertida de manter a conexão com o mar.

Como passar o dia

Desfrute do café da manhã no Caleta Dolsa em Barranco ou, se houver uma longa fila, na La Panetteria. É possível percorrer Barranco em 30 minutos, mas recomenda-se passar o dia explorando suas vibrantes iniciativas criativas. Caminhe ao longo da orla do malecón, onde encontrará inspiração, e descanse em um dos bancos que relembram a antiga fama de Barranco como um destino de praia elitizado. Prove o ceviche apaltado (um prato clássico peruano com frutos do mar) no Canta Ranita e reserve uma degustação de chocolate no El Cacaotal.

Jantar

Embora o restaurante Central tenha sido nomeado o melhor do mundo pela lista 50 Best em 2023, meu favorito é o Burrito Bar, que serve deliciosos burritos e mojitos refrescantes. Sinta-se à vontade para pedir pratos menos tradicionais em uma refeição em Lima.

Após a noite

Os vinhos peruanos estão ganhando popularidade, e você pode conferir isso em bares de vinho como o Cordial e o Perro Gato Pericote. Vale a pena visitar também o La Noche e encerrar a noite com um gelato de pistache da Blu e uma tranquila caminhada pelo malecón.

Dia 3: Manhã

No seu último dia, planeje uma visita aos mercados em Miraflores ou Surquillo. Aproveite sucos frescos feitos com frutas da estação — minha escolha são mamão, manga e a incrível аingwaymante (fruta dourada).

Como passar o dia

Explore as ruas acolhedoras ao redor do Parque Kennedy em Miraflores. Peça um café na Milimetrica e aproveite para visitar a loja Arcadia Mediatica, que vende zines e produtos de design. Na lateral oeste do parque, a Yunuik oferece artesanato de qualidade da Amazônia peruana. Faça um passeio ao longo do malecón até o jardim inspirado nas linhas de Nazca, e não perca a Fundación Museo Amano para aprender mais sobre a história têxtil do Peru.

Jantar

A expectativa por fritas feitas com batatas locais no La Lucha Sangucheria Criolla não é exagero. Se você busca algo mais refinado, reserve uma mesa no Matria, onde o chef Arlette Euler prepara polvo com yuzu e ossobuco cozido lentamente com soda caseira. Não esqueça de experimentar a tarte peruana de cacau como sobremesa.

Após a noite

Visite Huaca Pucllana — uma imponente pirâmide de adobe construída em torno do ano 500 d.C. pela cultura Lima, através de uma experiência noturna única. Ao final da visita, será hora de partir para o aeroporto. É uma pena que não haja tempo para um último pisco sour — mas isso só aumenta a motivação para um retorno a Lima no futuro.

Continue Reading