Eventos
Como o jejum intermitente reduz o risco de coágulos sanguíneos
O jejum intermitente pode oferecer benefícios significativos para a saúde cardiovascular, especialmente na redução da coagulação do sangue.

O jejum intermitente, que envolve a redução da ingestão calórica em até 60% ao longo de pelo menos dois dias por semana ou em dias alternados, tem sido amplamente discutido no contexto da saúde.
Estudos indicam que essa prática pode proporcionar benefícios significativos para indivíduos que enfrentam diabetes, altos níveis de colesterol, além de doenças como o câncer e a doença de Alzheimer. Também contribui para retardar as mudanças relacionadas à idade no organismo.
Pesquisadores do Instituto de Cardiologia de Xangai realizaram investigações focadas nos efeitos do jejum intermitente sobre a coagulação do sangue. Durante o estudo, participantes com doença arterial coronariana foram divididos aleatoriamente em duas categorias: uma que seguiu um regime de jejum intermitente e outra que se alimentou normalmente. Os integrantes do primeiro grupo foram orientados a praticar o jejum em dias alternados, enquanto nos dias de alimentação regular, puderam manter sua dieta habitual por um período de 10 dias.
Adicionalmente, esse experimento foi realizado em ratos, sob condições ainda mais rigorosas. Os resultados revelaram que o jejum intermitente reduz tanto a ativação das plaquetas quanto o risco de formação de coágulos, tanto em seres humanos quanto em roedores.
Um dos fatores que contribuem para a melhoria da saúde cardiovascular durante o jejum diário é a alteração na composição da microbiota intestinal. A ausência de alimentos afeta as bactérias envolvidas na produção de substâncias que favorecem a coagulação do sangue. Isso, por sua vez, ajuda a diminuir a ativação das plaquetas e o risco de formação de coágulos nas artérias coronárias.
Esse estudo ressalta a importância de uma abordagem consciente em relação à alimentação e seus efeitos na saúde geral, abrindo novas possibilidades para a manutenção do sistema cardiovascular em condições ideais.