Connect with us

Eventos

Cinco dias de alimentação excessiva ativam o modo obesidade no cérebro

A pesquisa demonstra que apenas cinco dias de consumo excessivo de alimentos podem causar mudanças no cérebro, similares às observadas na obesidade, com consequências duradouras.

Published

on

Uma pesquisa recente revelou que apenas cinco dias de consumo excessivo de alimentos podem induzir mudanças no cérebro, semelhantes àquelas associadas à obesidade. Durante feriados e comemorações, muitas pessoas encontram dificuldades em resistir aos apetites por uma variedade de comidas, e a Rússia se tornou um interessante cenário para estudos sobre esse comportamento.

Estudos indicam que a ingestão breve de alimentos altamente calóricos, como doces e comidas gordurosas, pode alterar o funcionamento cerebral, mesmo que o peso corporal não apresente alterações. Essas transformações no cérebro ocorrem quase instantaneamente em comparação com as mudanças físicas e podem persistir bem além do término do período de alimentação excessiva.

Em um estudo realizado na Universidade de Tübingen, 18 jovens saudáveis participaram de um experimento onde, durante cinco dias, se entregaram a um consumo elevado de chocolate e embutidos, elevando significativamente sua ingestão calórica. Apesar de não haver alteração no peso, os participantes mostraram, por uma semana após o término do experimento, uma resposta insulínica deteriorada em comparação a um grupo que seguiu uma dieta saudável.

A professora Stephanie Kuhlmann, que liderou a pesquisa, observa: “As mudanças no cérebro perduraram mesmo após o término da fase de consumo excessivo. Os participantes apresentaram desvios em suas reações ao sistema de recompensas, o que pode resultar em um aumento inconsciente na ingestão alimentar. Descobrimos que esses padrões de comportamento e funcionamento cerebral são semelhantes aos observados em indivíduos com sobrepeso, ocorrendo antes mesmo que haja ganho de peso visível.”

Continue Reading