Eventos
Centenas de artefatos roubados devolvidos à Itália
Centenas de artefatos que foram roubados foram devolvidos à Itália em uma cerimônia em Roma

Centenas de artefatos que foram roubados foram devolvidos à Itália em uma cerimônia em Roma. Esses artefatos foram recuperados durante operações conjuntas entre os agentes do Departamento de Segurança Interna dos EUA e o Comando Carabinieri para a Proteção do Patrimônio Cultural da Itália.
Alguns dos artefatos foram apreendidos de negociantes de antiguidades em Londres e Nova York, incluindo alguns que foram encontrados recentemente em um depósito no Brooklyn. Os itens repatriados incluem um mosaico representando o momento em que Orfeu toca a lira para leões, tigres, leopardos, touros, antílopes, uma cobra e uma tartaruga. Além disso, também foram devolvidos uma moeda de prata da Sicília, datada do século IV aC, pinturas murais etruscas, uma coroa de louro dourada, uma estátua de bronze em tamanho real e cerâmicas gregas que datam do século V aC. O artefato mais antigo data do século IX aC.
A devolução desses artefatos para a Itália é um momento importante, pois ajuda a curar as feridas dos locais de onde foram roubados. Esses roubos privaram as comunidades locais de parte de sua identidade cultural. Gennaro Sangiuliano, ministro da Cultura da Itália, comentou que devolver esses artefatos é um passo fundamental para restabelecer o papel importante desses locais em sua própria história. Agora, os artefatos voltarão a ser exibidos e apreciados em seu país de origem, para que todos possam testemunhar e aprender com a rica história e cultura da Itália.