Connect with us

Destinos

Atenas: guia da antiga capital

Este guia abrange tudo o que você precisa saber sobre Atenas, desde as melhores épocas para visitar, atrações principais, transporte, segurança, até dicas sobre o que levar na viagem.

Published

on

Atenas, que tem suas origens datadas de 508 a.C., é considerada uma das cidades mais antigas do mundo e é frequentemente mencionada como uma das principais capitais do Mediterrâneo a serem visitadas. O local é famoso não apenas pelo icônico Partenon e pela cena vibrante de arte de rua, que rivaliza com a de Berlim, mas também por sua deslumbrante costa. Os turistas encontram várias opções para aproveitar o tempo, que vão desde maravilhas arquitetônicas e mitologia a modernos pontos de arte e relaxamento nas praias. Este guia será útil para você planejar sua viagem, orçamento e entretenimento.

Quando visitar Atenas

A maioria dos turistas chega à Grécia durante o verão (de junho a agosto), e Atenas não é uma exceção. No entanto, recomenda-se visitar a cidade na primavera ou no outono para fugir do calor intenso. Durante as chamadas "estações intercalares" (de março a maio e de setembro a outubro), as temperaturas são mais amenas e as viagens se tornam mais agradáveis. Vale lembrar que a alta umidade da costa ateniense pode tornar o calor do verão insuportável e o frio do inverno mais intenso. A Páscoa ortodoxa grega, que geralmente ocorre em abril ou maio, é um evento grandioso, frequentemente considerado mais importante que o Natal, com festividades que incluem desfiles de rua e procissões nas igrejas durante o fim de semana pascal, culminando em uma missa e um tradicional almoço com cordeiro assado no domingo de Páscoa.

Quanto tempo passar em Atenas

Muito europeus visitam Atenas durante o fim de semana, enquanto turistas de locais mais distantes costumam usar a cidade como escala a caminho das ilhas gregas. Em dois dias é possível ter uma primeira impressão da cidade, mas, para entender mais a fundo o espírito da antiga capital, é recomendável prolongar a estadia. Quatro dias são ideais para explorar os pontos turísticos famosos, passear pelos bairros e ainda encontrar tempo para explorar as praias e as ruínas antigas da costa ateniense.

Como é o transporte em Atenas

A Grécia, especialmente Atenas, está localizada em uma interseção de rotas europeias e do Oriente Médio, recebendo assim uma grande quantidade de turistas, o que contribuiu para o desenvolvimento de uma boa infraestrutura de transporte. O Aeroporto Internacional de Atenas fica a 33 km do centro da cidade e pode ser acessado de carro ou metrô em 30 a 45 minutos. Existem também boas conexões de ferry com a Itália, além de ônibus e trens que vão e vêm de Atenas. Para os que desejam se deslocar para as ilhas, o porto de Pireu, que fica a 45 km do aeroporto e a 10 km do centro da cidade, é uma boa opção, com conexões de metrô que levam cerca de 20 minutos e serviços de ônibus que demoram aproximadamente 90 minutos até o aeroporto.

Quais são as principais atrações de Atenas

É aconselhável reservar os ingressos para o Partenon e a Acrópole antecipadamente, já que muitos turistas priorizam essas atrações, as mais conhecidas de Atenas. O número de visitantes da Acrópole é limitado, o que ajuda a evitar a superlotação e a preservar esse antigo monumento. Embora não seja necessário ter um guia a menos que você tenha interesse em detalhes históricos, também é possível agendar uma visita guiada no local. Não deixe de visitar o Museu da Acrópole, que fica ao pé da Acrópole e abriga uma impressionante coleção de artefatos do período arcaico ao romano. O restaurante no último andar do museu oferece uma vista magnífica dos monumentos.

Se você procura por entretenimento gratuito ou de baixo custo em Atenas, recomendo um passeio pelas ruas do mercado de pulgas de Monastiraki, especialmente aos domingos. Você também pode visitar o Jardim Nacional, próximo ao edifício do Parlamento, que possui uma vasta gama de plantas e papagaios que voam soltos. Fique atento à troca da guarda a cada hora, que ocorre próximo ao Túmulo do Soldado Desconhecido, ou suba até a colina de Filopapo, onde você encontrará sombra em dias quentes. Não se esqueça de subir a colina ao pôr do sol para uma vista panorâmica da Baía de Saronic.

Qual o orçamento necessário para a viagem a Atenas

Comparado a outros destinos europeus, Atenas não é um local caro para visitar, especialmente fora da temporada de verão, quando os preços aumentam significativamente. O custo de hospedagem em albergues começa em 26 euros por noite, enquanto um quarto duplo varia de 36 a 128 euros, dependendo do estilo e localização do hotel. As passagens para o transporte público custam 1,20 euros para viagens de 90 minutos, 10 euros do aeroporto e 4,10 euros para um passe diário.

O que levar na viagem

Não se esqueça de trazer camadas de roupas em qualquer época do ano. A aclimatação na costa pode ser desafiadora, com calor intenso durante o dia e noites frias na primavera, outono e inverno. Pense em levar camisetas leves, suéteres e um casaco para os meses mais frios. Durante o verão, é recomendável trazer uma toalha esportiva para ajudar a se refrescar.

A segurança na cidade

Como em qualquer grande cidade, é importante ficar atento aos seus bens no metrô. É aconselhável evitar carregar câmeras grandes ao redor do pescoço e manter mochilas na frente do corpo.

Por que não se deve descartar papel higiênico nos vasos sanitários

O sistema de esgoto em Atenas é antiquado e as tubulações são bastante estreitas. Descartar papel no vaso sanitário pode causar entupimentos, por isso os banheiros estão equipados com cestos de lixo para essa finalidade, que são esvaziados diariamente pela equipe de limpeza.

Continue Reading