Connect with us

Uncategorized

2 excelentes rotas de condução pela Malásia

Com um ótimo sistema de ônibus e trens que percorrem o país saindo da capital Kuala Lumpur, é muito fácil explorar a Malásia sem a necessidade de um carro

Published

on

Com um ótimo sistema de ônibus e trens que percorrem o país saindo da capital Kuala Lumpur, é muito fácil explorar a Malásia sem a necessidade de um carro. No entanto, viajar de carro próprio abre um mundo de pequenas cidades escondidas, vilas coloniais antigas, montanhas encobertas pela neblina, lagos esquecidos e florestas tropicais exuberantes.

A maioria das estradas na Malásia é bem conservada e pavimentada, mesmo nas áreas mais remotas do país, tornando o país perfeito para explorar de carro alugado. A maioria dos viajantes pode voar para a Malásia e alugar um carro com a licença local por até 90 dias, o que facilita muito a viagem.

Para ajudá-lo a começar, aqui estão duas ótimas rotas de road trip na Malásia.

1. Grande Rota pela Costa Oeste
Melhor para vistas panorâmicas

Kuala Lumpur - Penang; 249 milhas (400 km); permita 6 dias

Evite a movimentada rodovia E1 ao norte de Kuala Lumpur e siga pela costa oeste menos explorada, na Rota 5, passando por uma série de cidades frequentemente esquecidas, como a cidade costeira Kuala Selangor, lar do histórico Forte Bukit Malawati, e a área rural de Sekinchan. Passeie pelos infinitos campos de arroz e siga para o interior até Teluk Intan, passando por Sabak para admirar a Menara Kondong, a versão asiática da Torre Inclinada de Pisa. A Rota 5 continua de volta para a costa, passando por Sitiawan e Lumut, de onde partem balsas regularmente para Pulau Pangkor, uma ilha com uma fauna diversificada, oficinas de construção de barcos e enseadas tranquilas cercadas por selva.

Continue para o norte e siga pela Rota 60, contornando o Centro de Conservação de Tartarugas de Segari e as praias de Pantai Remis, famosas pela culinária sino-malaia. Em seguida, visite a charmosa cidade lacustre de Taiping, eleita a terceira cidade mais sustentável do mundo em 2019. Apenas a 15 minutos de carro de Taiping, você pode desfrutar de passeios de barco pelos manguezais e experimentar frutos do mar frescos em Kuala Sepetang.

Vire à esquerda no cruzamento Simpang Empat Semanggol, na A190, e faça uma viagem no tempo até a época colonial da Malásia, na cidade pesqueira de Kuala Kurau. Faça uma parada na vizinha Kuala Gula, lar do maior santuário de pássaros da Malásia e do Templo Hua Seng Keng, uma representação em tamanho real das camadas do inferno budista.

Termine sua viagem em Parit Buntar, onde você pode comprar os famosos biscoitos da Guan Hiang e fazer um passeio de barco noturno para ver vaga-lumes em Nibong Tebal, se o tempo permitir. Para finalizar, atravesse a ilha de Penang pela Segunda Ponte de 24 quilômetros e aproveite as belas praias ao sul de Permatang Damar Laut, com vista para a baía mais pitoresca da ilha. Faça uma parada final em Georgetown para desfrutar de um espetacular jantar de comida de rua.

2. Viagem pela Costa Leste
Melhor para praias e ilhas

Kota Bharu – Kuantan ou Pekan; 230 milhas (370 km); permita 4 dias

Esta clássica rota costeira encanta com suas ilhas deslumbrantes cercadas por águas azul-turquesa, estuários de rios com minaretes ao longo das margens e surpresas culturais nos estados islâmicos mais devotos da Península da Malásia. Antes de partir de Kota Bharu, a capital conservadora de Kelantan, faça uma viagem de 20 km ao norte para explorar os curiosos templos sino-tailandeses que pontilham a zona rural ao redor de Tumpat, a porta de entrada para a agitada província de Narathiwat, no sul da Tailândia. O Wat Mai Suwan Kiri (Templo do Barco-Dragão) é especialmente impressionante.

Inicie sua viagem em direção ao sul, seguindo a costa. Uma série de praias amplas e desertas se estendem até Kuala Terengganu e Marang, e algumas das ilhas mais bonitas da Malásia - Pulau Perhentian, Pulau Redang e Pulau Kapas - estão a uma curta viagem de barco de distância. A ilha mais acessível para uma viagem de um dia é Pulau Perhentian, que é atendida regularmente por barcos rápidos de Kuala Besut.

A Rota 3 contorna a costa, seguindo para o sul e passando por enseadas esquecidas (faça uma pausa para admirar as impressionantes rochas gêmeas na entrada da praia de Kemasik) antes de chegar à área de surf de Cherating. Ao chegar em Kuantan, o ritmo de vida acelera um pouco. Não deixe de assistir ao pôr do sol na movimentada Pantai Teluk Chempedak e desfrutar de uma refeição na agitada praça de alimentação. Se quiser prolongar sua viagem, siga 40 km ao sul até Pekan, com sua coleção única de arquitetura aristocrática malaia.

Continue Reading